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IF Mais Empreendedor realizou ações extencionistas em sete regiões do Pará

  • Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 15h38
  • Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 17h08
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O Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou oito projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação de 40 micro e pequenos empreendedores (MPEs) e empreendedores individuais por meio de ações de remodelagem de negócios afetados pela pandemia causada pelo vírus SARS-Cov-2. As ações contribuíram para o desenvolvimento do empreendedorismo dentro do mundo acadêmico e possibilitou oportunidades de parcerias público-privadas em prol do desenvolvimento regional com a realização do Programa IF Mais Empreendedor Nacional proposto pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) e o Instituto do Sul de Minas Gerais por meio do Edital 05/2021 SETEC/MEC/IFSULDEMINAS/FADEMA. 

Coordenado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), o Programa IF Mais Empreendedor durou seis meses, começou em junho e chegou ao fim no dia 30 de novembro. Foram realizadas propostas dos campi Abaetetuba, Belém, Marabá Rural, Paragominas, Parauapebas, Tucuruí e Vigia. Cada projeto contou com uma equipe executora constituída por servidores e discentes regularmente matriculados nos cursos do IFPA e atendeu pelo menos cinco micros e pequenas empresas ou empreendedores individuais. Ao todo, foram desenvolvidos oito projetos de extensão, envolvendo técnicos administrativos, oito professores coordenadores, 48 estudantes bolsistas, 40 empreendimentos e diversos voluntários. Mensalmente, os coordenadores receberam bolsas no valor de R$ 1.050,00 reais e os estudantes, bolsas de extensão no valor de R$ 400,00 reais para auxiliar na execução das atividades.

A realização das remodelagens de negócios ocorreu por meio de reuniões e orientações de forma remota, seguindo os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelo Instituto durante o período de pandemia. As equipes eram constituídas por um servidor e seis estudantes com pelo menos um de nível técnico. As equipes contaram com o apoio de um coordenador institucional e atuação voluntária de profissionais da comunidade externa. O processo de seleção dos estudantes foi feito pela Proex com apoio dos coordenadores das propostas.

O bolsista Renato Araújo Coelho de Souza, que atuou no projeto Remodelagem Criativa de Negócios, no IFPA campus Belém, explica que ele e os colegas, auxiliados pelo coordenador, realizaram diagnósticos empresariais e consultoria a partir da observação e de pesquisa junto aos empreendimentos acompanhados. Ele relembra que, ao longo dos meses de junho, julho, agosto e setembro, tiveram encontros on-line periódicos com o professor Jordanio Silva Santos, para desenvolver uma trilha de capacitação nas diferentes dimensões de um negócio. Foram capacitados nas áreas de planejamento estratégico, finanças e inovação. Nos meses de outubro e novembro, os bolsistas tiveram a oportunidade de colocar esse conhecimento em prática, considerando as particularidades de cada empreendimento. “A organização acompanhada por mim era um cartório, sugeri intervenções na parte de marketing e na área financeira, soluções rápidas e baratas que o empreendedor pode implantar imediatamente, a fim de melhorar a performance do seu negócio”, afirma.

No Campus Belém, participaram do Programa IF Mais Empreendedor os estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico em Segurança do Trabalho. Professor Jordanio Silva Santos avalia que os trabalhos em equipe proporcionaram resultados importantes, tais como, desenvolvimento pessoal e da capacidade do trabalho em equipe, desenvolvimento de habilidades e atitudes empreendedoras, autonomia discente no processo de aprendizagem, aproximações ao mundo do empreendedorismo, maior poder de argumentação e objetividade, valorização do conhecimento disciplinar que foram aplicados nas etapas do projeto.

Os estudantes participantes do projeto afirmaram que o programa possibilitou a troca de conhecimentos e experiências entre os bolsistas de diversas áreas e um contato mais próximo com o coordenador da proposta. “O IF Mais Empreendedor é uma excelente oportunidade para que nós discentes possamos ter, ainda durante a formação educacional, contato com o mercado e uma vivência próxima da realidade dos pequenos negócios, aliando assim a teoria à prática”, assegura o bolsista do Campus Belém Renato Araujo.

Danillo Henrique da Silva Lima, professor no IFPA campus Marabá Rural, coordenador do projeto “Planejamento estratégico e plano de ação como ferramentas de melhorias para empresas impactadas pela pandemia COVID-19 (Pepafic)”,  explica que os alunos atuaram na elaboração de formulários para o diagnóstico do planejamento estratégico, na construção da matriz SWOT, na elaboração do plano de ação para as melhorias dos modelos de negócio de cada empreendimento, além de participarem da realização de evento de extensão para engajar e informar à sociedade regional sobre os resultados alcançados. Afirma, também, que o programa deixa grandes contribuições socioeconômicas, especialmente para os alunos, pois, além do aprendizado, das experiências práticas e do contato direto com as empresas participantes, os alunos receberam bolsas. O coordenador comenta, também, que alcançaram outras metas específicas para os empreendedores como, por exemplo, a produção de quadro Kanban, construção de simulador de preços, pesquisa de mercado e degustação de queijos de búfalas com mais de 50 pessoas, pesquisa de satisfação com 120 clientes de empresa do setor de educação e confecção de cartão fidelidade.

O evento de extensão desenvolvido pela equipe do Pepafic teve como objetivo divulgar os resultados parciais do projeto e capacitar um maior número de pessoas interessadas no tema sobre planejamento estratégico voltado para empresas. Então, no dia 20 de setembro de 2021, foi realizada uma palestra com o tema “Ferramentas de qualidade para promover o negócio” via live ministrada pela administradora e analista de projetos da Vale S.A., Wathina Borges. “A palestra foi bastante dinâmica, com participação relevante dos espectadores. O público demonstrou-se altamente satisfeito com evento, o que foi evidenciado através da nota dada na pesquisa de satisfação, onde mais de 93% dos que assinaram a frequência votaram 9 e 10”, ressalta professor Danillo Henrique.

Nos dias 16 e 20 de outubro de 2021, comenta Danillo Henrique, foram realizadas pesquisas de mercado sobre o perfil do consumidor e análise sensorial de queijo de búfalas em dois supermercados de Marabá, Pará, Colina e Carro Chefe, respectivamente. A atividade foi executada com base no plano de ação para a empresa Queijaria Cosa Nostra.

 

Professora Thabatta Moreira Alves de Araújo, coordenadora do projeto do Campus Parauapebas, - “A agricultura familiar sustentável e geração de renda na região de Carajás-PA”, avalia que o fato do IF Mais Empreendedor envolver estudantes de níveis médio, técnico e superior, de quatro áreas diferentes criou a oportunidade de correlacionar diversas áreas do conhecimento para atender à pluralidade de projetos e empreendimentos. No seu entender, para o campus, o Programa representou a possibilidade de cumprir a missão institucional, de alcançar a comunidade externa ao Instituto. E, também, possibilitou a integração entre técnicos e docentes para apoiar as ações do projeto. “Para os empreendedores, significou visibilidade e, amparados pelos alunos, o acesso a serviço especializado na expectativa de construir negócios sustentáveis pelos pontos de vista econômico, de produção e socioambiental”.

Para o bolsista Matheus Inácio Oliveira, estudantes do IFPA campus Parauapebas, o IF Mais Empreendedor mudou sua história. “O projeto foi um divisor de águas na minha formação, tanto acadêmica quanto pessoal. Contribuiu para ampliar minha visão de mundo. Demonstrou que a vida não é só trabalhar para uma pessoa ou empresa, mas existe a possibilidade de criar um projeto que eu possa desenvolver e alcançar os meus sonhos através dele. É muito importante que haja continuidade deste programa, para que outros jovens possam pensar fora de um padrão imposto pela sociedade”.

Fabricio Nilo Lima da Silva, professor no IFPA campus Vigia, explica que o projeto “Marketing digital no comércio do pescado na microrregião do Salgado, Pará, Brasil: uma estratégia de enfrentamento aos impactos negativos da pandemia (Covid-19)”, desenvolvido no âmbito do IF Mais Empreendedor, atendeu microempreendedores dos municípios de Vigia de Nazaré, São Caetano de Odivelas e Salinópolis. Contou com bolsistas dos cursos Técnico Subsequente de Aquicultura e do curso Técnico Subsequente em Informática. E estes aprenderam a diagnosticar a situação atual de cada negócio assessorado por meio da Matriz Swot e Fofa – forças, oportunidades, fraquezas e ameaças –, desenhar as árvores de problemas. Aplicaram a técnica realidade e desejo para traçar os fluxos de produção e comercialização de pescado na região. Conseguiram orientar os gestores sobre o marketing digital e canais de comercialização do pescado via rede social. Desenvolveram, também, um aplicativo para venda on-line do pescado e uma cartilha. “Nosso objetivo era oferecer para a população um aplicativo para que pudesse comprar o pescado do empreendedor participante do projeto. A proposta foi somar e alavancar a cadeia produtiva”. 

Há muito a ser feito a partir dos projetos desenvolvidos pelo Programa, será necessário mais recursos e tempo para aprofundar os estudos iniciais avalia professor Fabrício Silva. Ele considerou maravilhosa a tarefa de coordenar um projeto dessa magnitude, com tantas responsabilidades na condução de todo o projeto extensionista, orientar os estudantes, dialogar com os outros docentes, interagir com a comunidade e os empreendedores. A partir desta vivência, afirma que incorporou saberes, técnicas e aperfeiçoamento. “Para mim, o IF Mais Empreendedor gerou ganhos profissionais como professor, pesquisador, cientista e pessoal. Outro ganho foi em relação aos nossos colaboradores. Todos participaram e interagiram, expuseram suas opiniões. A participação foi homogênea e integradora”.

A pedagoga coordenadora do projeto “Renovação empresarial para um novo normal” desenvolvido por estudantes do IFPA campus Abaetetuba, Aline Gonçalves Batista da Silva, relata que os empreendedores receberam aporte para superar os medos de inovarem. Os encontros virtuais abordaram temas como vendas pela internet, potencialidades das mídias e redes sociais para a comercialização e marketing, e-commerce, como melhorar o controle financeiro, como construir um plano de negócios adaptável às diversidades que a pandemia causou aos empreendimentos. Avalia que o trabalho desenvolvido pelos alunos atingiu o objetivo de contribuir para o crescimento social e econômico dos participantes. “Formamos líderes protagonistas, capazes de se adaptarem a momentos de crise e de promover ações para gerar mais oportunidades e desenvolvimento socioeconômico no município. Os empreendedores, ao aplicar os ensinamentos repassados na consultoria, aproveitaram as oportunidades de vender pela internet e garantiram a expansão das vendas dos produtos por meio do e-commerce”, ressalta.

Outro projeto desenvolvido em Abaetetuba foi “Vendas on-line: usando a internet para novas oportunidades de negócio”. Contou com a atuação de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e alunos do curso integrado de Manutenção e Suporte em Informática. Os bolsistas foram capacitados para empreender, desenvolver habilidades de liderança, cooperação, planejamento, organização, disciplina, comprometimento e responsabilidade comenta o coordenador do projeto, o professor Benilson Rodrigues.

Todos os projetos foram desenvolvidos em um momento em que os empreendedores estavam enfrentando muitas dificuldades e desanimados. E quando aprenderam que poderiam divulgar via internet a sua missão, visão e produtos, perceberam um diferencial. “Com esta ação, o IFPA ganha ainda mais credibilidade, visibilidade, público e novos artigos científicos. O próximo passo, no campus Vigia, é encontrar um novo edital para melhorar o aplicativo e poder levá-lo juntamente com a cartilha para a população”, garante professor Fabrício Silva. No mesmo sentido, os professores Aline Silva e Benilson afirmam que é preciso dar continuidade e ampliar as ações extensionistas para fortalecer o Comitê de Empreendedorismo e as Políticas de Extensão, bem como, permitir que mais empreendedores possam dar acesso a cursos de capacitação.

Lista de projetos do IF Mais Empreendedor desenvolvidos pelo IFPA:

1-      Planejamento estratégico e plano de ação como ferramentas de melhorias para empresas impactadas pela pandemia COVID-1

Coordenador: Danillo Henrique da Silva Lima

Campus: Marabá Rural

2-      Remodelagem Criativa de Negócios: o ensino empreendedor conectado a soluções inovadoras de mercado.

Coordenador: Jordanio Silva Santos

Campus: Belém

3-      IF mais empreendedorismo

Coordenador: Térlys de Araújo Silva

Campus: Tucuruí

4-      Marketing digital no comércio do pescado na microrregião do Salgado, Pará, Brasil: uma estratégia de enfrentamento aos impactos negativos da pandemia (Covid-19).

Coordenador: Fabricio Nilo Lima da Silva

Campus: Vigia

5-      A agricultura familiar sustentável e geração de renda na região de Carajás-PA

Coordenador: Thabatta Moreira Alves de Araújo

Campus: Parauapebas

6-      Vendas on-line: usando a internet para novas oportunidades de negócios

Coordenador: Benilson Silva Rodrigues

Campus: Abaetetuba

7-      Amazônia Criativa: Navegar em águas empreendedoras é preciso

Coordenador: Walery Costa dos Reis

Campus: Paragominas

8-      Renovação empresarial para um novo normal

Coordenador:   Aline Gonçalves Batista da Silva

Campus: Paragominas

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