Página inicial > Últimas Notícias > Olimpíada de Astronomia e Astronáutica está com prazo de inscrição aberto

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica está com prazo de inscrição aberto

• Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 18h03
  • Última atualização em Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 18h03

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) abriu no dia 2 de fevereiro o prazo de inscrição para 25ª edição. Podem participar das provas os alunos do ensino fundamental e médio. O prazo para inscrições dos alunos vai até o dia 1º de maio.

As inscrições são responsabilidades das escolas. Os alunos que estudam em escolas não cadastradas na OBA poderá recorrer a outra escola de sua região.

A OBA 2022 será realizada somente na forma presencial e em fase única, marcada para o dia 20 de maio. O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Paulista (Unip).

OBA

A olimpíada é estruturada em quatro níveis, sendo os três primeiros voltados aos alunos do ensino fundamental e o quarto para os estudantes do ensino médio. A prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. E para respondê-la é necessário desenvolver raciocínio lógico. As melhoras notas garantem medalhas.

Os mais bem classificados na OBA podem participar do processo seletivo para representar o país na etapa internacional prevista para ocorrer em 2023. Os participantes da 25ª edição concorrem ainda a vagas na Jornada Espacial, que acontece em São José dos Campos (SP).

Os alunos e os professores podem se preparar através do aplicativo “Simulado OBA”, disponível para celulares, tablets e computadores, e pelo site da olimpíada. Outra possibilidade é assistir os vídeos no youtube da olimpíada.

Mostra de Foguetes

A 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), organizada pela OBA, também está com inscrições abertas. Os participantes são avaliados pela construção e lançamento de foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Os professores coordenam os lançamentos dos foguetes realizados nas escolas, cuidam de todos os aspectos da segurança do evento e medem os alcances obtidos pelos foguetes, do local de lançamento ao da queda do foguete.

Podem ser inscritos na mostra de foguetes os alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do país. Jovens que concluíram o ensino médio podem participar se a instituição na qual se formaram concorde. As inscrições se estendem até o dia 1º de maio. O cadastro é único para os dois eventos e deve ser feito pelo site.

Os foguetes devem ser elaborados e lançados individualmente ou em equipe até 20 de maio. No período de 21 a 31 de maio, a escola deverá informar as distâncias percorridas pelos foguetes e os nomes de seus autores. A competição premia professores e diretores com certificado e os estudantes que alcançarem os melhores resultados ganham medalhas.

Cada nível é orientado a construir os foguetes com materiais diferentes. Os alunos do nível 1 (do 1º ao 3º ano do ensino fundamental) utilizam canudinhos de refrigerantes. Os do nível 2 (do 4º ao 5º ano do fundamental) fazem foguetes com tubinhos de papel. Já os alunos do nível 3 (do 6º ao 9º ano) constroem foguetes com garrafas PET, para lançá-los usam somente água e ar comprimido. Os alunos do ensino médio fazem foguetes de garrafa PET e usam combustível químico composto por vinagre e bicarbonato de sódio. Os estudantes aprendem, na prática, as leis da química e física necessárias para a atividade que pretendem desenvolver.

Os jovens não elaboram somente o projeto dos foguetes. Os estudantes projetam e constroem a base de lançamento.

Simulados

Nível 1 : http://medalhista.com/oban1/