Página inicial > Últimas Notícias > IFPA participa do Sisu 2022 com 240 vagas

IFPA participa do Sisu 2022 com 240 vagas

• Publicado: Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 10h10
  • Última atualização em Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 15h21

O Instituto Federal do Pará (IFPA) é uma das instituições de educação superior participante do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta primeira edição de 2022, participam os campi Belém, Castanhal e Óbidos, que juntos ofertarão 240 vagas, distribuídas em 7 cursos. Os interessados devem ler atentamente o edital disponível no site do Prosel do IFPA se inscrever entre os dias 15 e 18 diretamente no site do SiSU - Sistema de Seleção Unificada (mec.gov.br) .

O Campus Belém oferta vagas em três cursos tecnológicos no turno vespertino - Análise e Desenvolvimento de Sistemas (25 vagas), Gestão Pública (40 vagas), Saneamento Ambiental (30 vagas) - e um bacharelado em Engenharia Elétrica (30 vagas) no turno matutino. Em Castanhal, o IFPA oferta vagas em dois cursos de bacharelado Agronomia (40 vagas) em turno integral e em Engenharia de Alimentos (35 vagas) no turno matutino. Em Óbidos, são ofertadas 40 vagas no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas nível tecnológico, período noturno.

Podem participar quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e não zerou a redação e conseguiu um bom desempenho nas provas objetivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Treineiros do Enem não podem participar.

O Enem divulgou o resultado no último dia 9. Em todos os cursos há ações afirmativas de acesso às vagas.

Como fazer a inscrição no Sisu 2022?
Para se inscrever acesse o site do Sisu, clique em "Fazer inscrição". Em seguida, faça o acesso por meio do cadastro no GOV.BR ou fazer cadastro. Efetue o cadastro e confirme seus dados no Sisu. Depois da atualização dos dados, então poderá começar sua inscrição. Na tela de inscrição, basta escolher até duas opções de curso.

As vagas podem ser pesquisadas pelo nome da instituição, do município ou nome do curso. No resultado da busca você pode conhecer os cursos pesquisados. Para saber mais sobre os cursos, clique no curso e as modalidades disponíveis. É importante ler atentamente as modalidades disponíveis para o curso, antes clicar em "Escolher esta modalidade" para continuar. Antes de finalizar, confira os dados do curso e modalidade de vaga escolhida, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

Quando confirmar sua inscrição, você voltará para a tela "Minha inscrição" e poderá conferir as informações da opção escolhida. Caso queira ou precise, você poderá alterar suas opções durante o período de inscrições. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo.

Cronograma de data do Sisu 2022:
Acompanhe as datas atentamente para não perder os prazos:
15 a 18 de fevereiro: período de inscrições
22 de fevereiro: resultado da chamada regular
23 de fevereiro a 8 de março: matrícula da chamada regular
22 de fevereiro a 8 de março: prazo para participar da lista de espera
A partir de 10 de março: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Nota de corte e pesos:
Uma vez por dia, a nota de corte de cada curso é calculada pelo Sisu. O cálculo se baseia no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência. Por meio da nota de corte, o candidato consegue acompanhar a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A lista de selecionados só é divulgada ao fim do período de inscrição.

Confira e acompanhe todo o processo de oferta de vagas do IFPA na primeira edição do Sisu 2022 diretamente no site https://prosel.ifpa.edu.br/sisu-2022

Texto: ASCOM IFPA Reitoria