Página inicial > Últimas Notícias > Meninas na ciência: chamada interna para projetos

Meninas na ciência: chamada interna para projetos

• Publicado: Quinta, 17 de Março de 2022, 15h08
  • Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 15h08

O Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPG), lançou a Chamada Interna nº 03/2022 com o objetivo de convidar os pesquisadores dos 18 campi do IFPA a apresentarem propostas de projetos de pesquisa que tenham como objeto o incentivo e o fortalecimento do papel que meninas estudantes da educação básica e superior desempenham nas áreas de pesquisas científicas, tecnológicas e inovação. As propostas podem ser enviadas até dia 8 de abril, em formato PDF, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Essa iniciativa se insere num conjunto de ações que a Proppg vem desenvolvendo para ampliar o acesso e assegurar a participação plena e igualitária de mulheres e meninas na ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em consonância com a Resolução A/RES/70/2012 das Nações Unidas, de 22 de dezembro de 2015. É mais um espaço de reafirmação da importância da CT&I para a inclusão de mais mulheres em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado do Pará.

As propostas devem ser submetidas, até 8 de abril, pelo(a) coordenador(a) vinculado(a) a um grupo de pesquisa aprovado pelo IFPA e certificado no CNPq. Serão aceitos projetos de pesquisas que não foram contemplados por outras fontes de recursos. Ao todo serão contempladas 18 propostas de pesquisa, sendo uma por campus.

O projeto não pode ter sido contemplado ou vir a ser financiado por outra fonte de recurso caso selecionado nesta chamada. A vigência da bolsa será de seis meses, de maio a outubro de 2022. Para o(a) coordenador(a) a bolsa será de R$700,00 (setecentos reais) e à aluna uma bolsa de R$300,00 (trezentos reais). Ao todo, a Chamada aplicará R$108.000,00 (cento e oito mil reais).

Os projetos de pesquisa serão avaliados considerando-se: Carta de recomendação do(a) orientador(a) sobre o perfil, atuação e contribuições da discente-pesquisadora; originalidade e inovação da proposta; relevância social demonstrada pelas proposições do projeto; relatório do projeto de pesquisa, com no máximo 10 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5, contendo: título do projeto; resumo; palavras-chave; apresentação (introdução, justificativa e objetivos); desenvolvimento (metodologia e análise); conclusão (resultados da pesquisa) e referências bibliográficas.

Acesse e leia a chamada clicando aqui.

Acompanhe todo o processo aqui.