Página inicial > Últimas Notícias > As propriedades das ftalocianinas para inativar o coronavírus são temas de artigo

• Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 16h34
  • Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 16h34

Por meio de uma abordagem integrada, pesquisadores do Instituto Federal do Pará (IFPA) com pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de Lavras (UFLA) analisaram o reposicionamento das ftalocianinas (PC) para prever alguns elementos promissores a medicamentos que, se confirmado por meio de abordagens experimentais e clínicas, poderão contribuir para resolver a crise global da pandemia de COVID-19. Com o título Interações de ftalocianinas  de Co, Cu e não metálicas com estruturas externas do SARS-CoV-2 usando docking e dinâmica molecular, o estudo foi publicado em 14 e março de 2022 pelo jornal científico on-line Scientific Reports da Revista Nature.

Os pesquisadores apresentam, no artigo, uma previsão computacional que, por meio de uso de software, mostrando algumas pistas para validação experimental com a utilização de ftalocianinas para a inibição do SARS-CoV-2 por meio das suas principais estruturas externas. A simulações de Modelagem Molecular foram usadas para entender as mudanças conformacionais nos complexos proteína-ligante (SARS-CoV-2 – ftalocianina). A análise demonstrou que as ftalocianinas em estudo interagem com as estrtuturas externas do SARS-CoV-2, e que por meio da Dinâmica Molecular foi possível prever a capacidade de inibir ou inativar o vírus por adsorção.

Escrito pelos pesquisadores Wilson Luna Machado Alencar, Tiago da Silva Arouche, Abel Ferreira Gomes Neto, Teodorico de Castro Ramalho, Raul Nunes de Carvalho Júnior & Antônio Maia de Jesus Chaves Neto. O diferencial deste artigo a outras publicações é a adoção das técnicas de MESP como estratégias independentes no estudo de compostos ativos e levam à proposta de novas moléculas para síntese e testes biológicos. As aplicações conjuntas dessas ferramentas foram cuidadosamente descritas para desvendar a relação estrutura-atividade dos compostos bioativos, consequentemente propondo novas moléculas.

O professor de Física no IFPA campus Castanhal, Wilson Luna Machado Alencar, que é um dos autores do artigo, explica que as ftalocianinas, devido às suas diversas propriedades eletrônicas e ópticas, são compostos químicos com aplicações em vários sistemas tecnológicos, como, pigmentos, catalisadores, biossensores, sensores químicos, corantes e terapia fotodinâmica. Ele observa que o artigo é um trabalho computacional de predição, que mostra a possibilidade das ftalocianinas serem utilizadas para inibir ou inativar o SARS-CoV-2 por meio de adsorção, considerando que um dos principais fatores de transmissão do COVID-19 se dá por meio de superfícies contaminadas.

“Nossa pesquisa tem o ponto de partida após a publicação de um artigo a respeito do desenvolvimento de um antisséptico bucal derivado de ftalocianinas. Pesquisadores da USP propuseram a ftalocianinas como sendo uma alternativa promissora para a redução da carga viral e a melhora clínica de pacientes infectados”, detalha o professor.

Todo o estudo foi desenvolvido no Laboratório de Preparação e Computação de Nanomateriais (LPCN) da UFPA. O  custeio da publicação foi feito pela PROPESP/UFPA (PAPQ). “A contribuição da UFLA se deu pela parceria com o professor Teodorico de Castro que possui uma ampla experiência em Modelagem Molecular. Esse estudo abre uma porta para o estudo experimental”, ressalta o professor.

O professor Wilson Luna afirma que trabalhos teóricos como este, com modelagem molecular, reduzem o custo de trabalhos experimentais, ao apresentar resultados que levam a propor a utilização de ftalocianinas com o objetivo de inibir ou inativar o SARS-CoV-2 por adsorção em superfícies. “Este estudo pode ser levado a frente pela parte experimental; infelizmente não temos estruturas necessária para o desenvolvimento dessa fase da pesquisa”.