Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Oficina do Futuro realiza aula inaugural no IFPA

Projeto Oficina do Futuro realiza aula inaugural no IFPA

• Publicado: Terça, 14 de Março de 2023, 17h32
  • Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 17h32

Na manhã do último sábado (11), o Instituto Federal do Pará (IFPA) recebeu os alunos do projeto Oficina do Futuro, para uma aula inaugural. O projeto é uma ação do programa Belém Inteligente, da Prefeitura Municipal. A oficina objetiva capacitar estudantes da rede pública municipal de ensino, entre 14 e 18 anos, como desenvolvedores de programação digital em linguagem Python e inteligência artificial aplicada à visão computacional.

A mesa de abertura da aula inaugural contou com a participação de dirigentes de instituições parceiras do projeto, que, além do IFPA, são a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade da Amazônia (Unama), a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e o Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA), Renato Francês, apresentou aos alunos todos os professores que vão ministrar as aulas da oficina.

A oficina é voltada para estudantes do 8º e 9º anos das escolas municipais Rotary e Nestor Nonato Lima, do bairro da Condor, e Honorato Filgueiras, do Jurunas. As aulas serão de introdução à programação em linguagem Python, inteligência artificial aplicada em visão computacional, e ao Android. Com um total de 40 horas, os cursos ofertam 120 vagas, divididas em seis turmas. As aulas serão ministradas por alunos de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação e Telecomunicações da UFPA, com o auxílio de monitores do IFPA, nos horários de manhã e tarde, aos sábados, nos laboratórios do IFPA.

“A gente está começando com três escolas que estão no entorno da macrodrenagem da Estrada Nova, mas depois a gente vai expandir para outras regiões de Belém, como Guamá e Terra Firme. A gente espera formar pelo menos mil jovens ao longo do ano e fazer parcerias a partir das ações da prefeitura com algumas empresas que estão sediadas em Belém, para que elas absorvam essa formação. A gente vai certificar pela UFPA, então todos esses alunos vão ter certificado e também vamos certificar a participação dos alunos do IFPA como monitores. A ideia é que esses alunos que foram formados por nós possam ser aproveitados localmente pelas empresas que tem sede ou atuação em Belém”, explica Renato Francês.

O projeto Oficina do Futuro é uma ação do programa Belém Inteligente, Metrópole Amazônica da Inovação, lançado em junho do ano passado pela Prefeitura de Belém e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep). O objetivo é o desenvolvimento de projetos para geração de tecnologias no gerenciamento de serviços e ações sociais do município.