Página inicial > Últimas Notícias > IFPA recebe nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC)

IFPA recebe nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC)

• Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 21h30
  • Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 19h42

O Instituto Federal do Pará (IFPA) conquistou nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), que é o conceito por meio do qual o MEC avalia anualmente as Instituições de Ensino Superior. Este foi o melhor resultado obtido pelo IF desde o início das avaliações. A divulgação foi feita juntamente com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de cursos de graduação do IFPA, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC), na terça-feira, 28 de março.

Anualmente, a qualidade da educação ofertada pelas instituições de ensino superior é avaliada pelo MECEsta avaliação é apresentada por meio do IGC que pode variar em uma escala de 1 a 5. As duas primeiras faixas são consideradas insuficientes e as instituições sofrem sanções quando não alcançam acima da faixa 3. A nota 4 é um conceito que representa um padrão muito bom de qualidade educacional. Este índice é definido com base na média de notas obtidas no Conceito Preliminares de Curso (CPC) do último triênio, bem como nos conceitos capes dos cursos de pós-graduação stricto sensu.

O cálculo do CPC leva em consideração o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o desempenho dos estudantes de graduação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), indicadores do Censo da Educação Superior quanto à titulação e regime de trabalho do corpo docente; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) feito na última avaliação; e um questionário respondido pelos estudantes apontando a percepção sobre seu processo formativo dos últimos três anos (2018, 2019, 2021). O ano de 2020 não entrou no cálculo, pois por conta da pandemia não houve avaliação.

O Conceito de Curso (CC) é um indicador gerado a partir de visita in loco feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fins de reconhecimento ou renovação de reconhecimento do curso. Dos 61 cursos superiores ofertados pelo IFPA, 17 possuem CC 3, 15 possuem CC 4 e dois possuem CC 5. Os outros 27 cursos aguardam avaliação in loco do MEC. Nas avaliações realizadas in loco em 2022, um curso obteve CC 5 e sete foram avaliados com nota 4.

Para o chefe do Departamento de Ensino Superior da Pró-reitoria de Ensino (Proen), José Edivaldo Moura da Silva, este resultado do IGC é reflexo do amadurecimento institucional e do esforço coletivo realizado nos últimos anos, em um trabalho articulado entre a Reitoria e os campi. Ele relembra que entre os anos de 2009 a 2014, o IFPA possuía IGC 2, um conceito que indicava que a instituição não atendia ao padrão de qualidade esperado para ofertar novos cursos. Fato que causou, naquele período, a suspensão da autonomia institucional para abrir novos cursos e a abertura de um processo de supervisão do MEC. Então, foi firmado um protocolo de compromisso a ser seguido. “A partir de 2015, com a gestão de Claudio Alex, trabalhamos para o recredenciamento institucional do IFPA e para obter IGC 3, o que alcançamos naquele ano, recuperando nossa autonomia institucional e encerrando o processo de supervisão. Fomos recredenciados e obtivemos o Conceito Institucional 4 em 2018. E partimos para o propósito de também conseguir a nota 4 no IGC”.

Edivaldo explica que o IGC 4 era questão de tempo, pois todos os campi, orientados e acompanhados pela Proen, vinham trabalhando pela melhoria de seus indicadores. Em 2021, vários cursos de Licenciatura e Tecnologia participaram do Enade. Este resultado é fruto do esforço coletivo.  “Agradecemos imensamente a participação de toda nossa comunidade acadêmica no alcance desse resultado histórico, construído por muitas mãos. O IGC 5 nos espera”.

Para o reitor do IFPA Claudio Alex Jorge da Rocha o IGC 4 atesta a contínua melhoria das condições de oferta dos cursos superiores. “Representa a evolução do aprendizado de nossos estudantes, a qualificação com que estes estudantes estão sendo formados. Portanto, é uma alegria muito grande para todos que fazem nossa instituição e demonstra o esforço de todas e todos os servidores e estudantes para que possamos continuar a ofertar a educação tecnológica e científica em nosso estado”, ressaltou.

O que é o IGC e o Enade?

IGC - índice resultante da somatória das seguintes médias: CPC do último ciclo do Enade; dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Enade – Realizado anualmente pelo Inep, avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.

Verifique os conceitos 2021 do IFPA no Enade, IDD, CPC e IGC clicando aqui.