Página inicial > Últimas Notícias > IFPA: Campus Castanhal sedia seminário internacional com foco na sustentabilidade e cooperativismo na Amazônia

• Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 19h18
  • Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 18h03

Em mais uma ação de internacionalização, iniciou-se nesta segunda-feira, 24, e vai até 28 de abril, o 1º Seminário Internacional do Projeto “Inovações educativas, sociais e tecnológicas para o desenvolvimento agrícola sustentável e o cooperativismo nos territórios rurais da Amazônia equatoriana e brasileira / ICOOPEB” aprovado pela Chamada da Comissão Europeia: ERASMUS-EDU-2022-CBHE.

A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal e contou com a participação do reitor do IFPA Claudio Alex Jorge da Rocha, o diretor geral do Campus Castanhal Adebaro Reis; vice-reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Jaime Viana de Sousa; o professor da Universidade de Mans, François Laurent; o professor da Universidade de Alicante, José Daniel Gomez Lopez; professora Nathalie Cialdella da Universidad Miguel Hernández de La Recherche Agronomique Pour Le Développement (cirad); professora do IFPA campus Castanhal, Maria Regina Peixoto Joele.

O evento é uma realização de oito instituições de ensino de quatro países: Le Mans Universite –França–, Universidad de Alicante –Espanha–, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Central do Equador, Universidad Regional Autónoma de Los Andes, Universidad Miguel Hernández de La Recherche Agronomique Pour Le Développement (cirad) –Instituto Francês de Pesquisa Agronômica e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Regiões Tropicais e Mediterrâneas–, Embrapa Amazônia Oriental e cooperativas brasileiras e do Equador. Todos os envolvidos trabalham para a cooperação agrícola e sustentável nas regiões tropicais e mediterrâneas.

O objetivo principal é desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, promovendo o uso de novas tecnologias digitais e aproximar os professores do ensino superior das necessidades das populações desfavorecidas na Amazônia. Participarão na melhoria da formação dos estudantes e a sua empregabilidade na economia social e solidária (ESS) e nas organizações de Desenvolvimento Territorial.

A programação do seminário inclui, entre outras ações, sessão de cinema e diálogo com os documentaristas autores das obras “Resistência no Chão da Floresta: Agroecologia na Amazônia” −Romier da Paixão Sousa, e "A Amazônia, a Terra e o Povo" – Nathatie Cialdella. Oficinas sobre “Criação, gestão e administração de cooperativas”, “Conhecimentos tradicionais de atividades de coleta e plantas medicinais” e “Inovações tecnológicas baseadas na agroecologia: sistemas agroflorestais, conservação do solo, aumento da resiliência às mudanças climáticas, com base em tecnologias adaptadas aos meios e habilidades dos produtores familiares”, “Desenvolvimento de plataforma de intercâmbio de saberes”; “Visita e diálogo com produtor rural de Sistema Agroflorestal Familiar”; “Plataforma contributiva GoFast”; “Apresentação do Sítio Web e Gestão de receitas de despesas (faturas, notas de venda, declarações de compras etc.).

Sinopse dos documentários:

“Resistência no Chão da Floresta: Agroecologia na Amazônia” – é um documentário financiados com recursos coletivos obtidos no cartase. Dá voz aos agricultores para expor as lutas, as práticas de agricultura de base ecológicas, familiar, tradicional e comunitária típicas da Amazônia Paraense. É uma forma de resistência frente aos modelos predatórios de desenvolvimento em curso na região, com desmatamento, queimadas, mineração, grilagem de terras e invasão de terras dos povos originários.

"A Amazônia, a Terra e o Povo" – é um documentário coordenado pelo CIRAD e financiado pela Embaixada da França no Brasil foi filmado em outubro de 2021. A obra representa três territórios na Amazônia brasileira: Santarém, Paragominas e as Ilhas Baïlique, no norte do Amapá. O documentário está previsto para ser lançado no primeiro trimestre de 2022.