Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Participa + Brasil coleta opiniões sobre ensino médio
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Participa + Brasil coleta opiniões sobre ensino médio

  • Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 11h42
  • Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2023, 11h42
imagem sem descrição.

 

População pode opinar sobre dez tópicos na plataforma de participação social do Governo Federal. Ação faz parte da Consulta Pública para avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio.

Toda a sociedade civil que deseja contribuir com o diálogo a respeito da revisão e reestruturação da política nacional do ensino médio pode participar da Consulta Pública, disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC), na plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal. A iniciativa foi constituída pela Portaria nº 399/2023, com o objetivo de abrir o diálogo com a comunidade escolar, os profissionais do magistério, as equipes técnicas dos sistemas de ensino, os estudantes, sociedade civil, pesquisadores e os especialistas do campo da educação para a coleta de subsídios para a tomada de decisão do MEC acerca dos atos normativos que regulamentam o Novo Ensino Médio.

Os interessados podem se manifestar sobre as dez proposições apresentadas pelo MEC, na plataforma Participa + Brasil, até 6 de junho.  Para opinar, é necessário estar logado no portal gov.br. 

A Consulta Pública é coordenada pelo MEC, por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), com a colaboração do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Instrumentos – além da coleta de manifestações, a Consulta Pública também conta com os seguintes instrumentos: audiências públicas regionais; consulta on-line com 100 mil representantes da comunidade escolar; grupos focais e oficinas, pesquisa quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário com amostra representativa de todas as unidades da Federação; reuniões com equipes técnicas de secretarias estaduais de educação, representações dos movimentos de estudantes e profissionais do ensino médio; seminários e escutas a especialistas.   

Os canais oficiais do MEC, como o portal e as redes sociais, darão ampla visibilidade a todas as formas de participação social. Na seção dedicada a Consultas Públicas, há um detalhamento do cronograma. Algumas datas ainda estão sujeitas à alteração, por isso, os horários e locais das ações estão em constante atualização.  

Relatório – ao final da Consulta Pública — prevista para 6 de junho, podendo ser prorrogada, se necessário —, a Sase terá um prazo de 30 dias para elaborar o relatório final e encaminhá-lo ao Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SE

registrado em:
Fim do conteúdo da página