Página inicial > Últimas Notícias > Artigo do IFPA campus Belém compõe obra de Institutos Federais da Amazônia Legal

• Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2023, 18h25
  • Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2023, 18h25

O livro “Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas interfaces com ensino, pesquisa e extensão”, publicado pela Editora do Instituto Federal do Amapá (EdIFAP), reúne projetos realizados através do tripé ensino, da pesquisa e da extensão através dos IFs na região. O lançamento da obra ocorreu na quarta-feira, 26 de abril, em evento virtual realizado pelo IFAP com a participação remota do coordenador da Edifap e dos pesquisadores organizadores da obra: Eder Carlos Cardoso Diniz (Instituto Federal da Bahia - IFBA), Maristela Abadia Guimarães (Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT), Romaro Antônio Silva (IFAP) e Natália Conceição Silva Barros Cavalcante (IFAP).

“Ensaio Integrado entre ensino, pesquisa e extensão no IFPA campus Belém no contexto do isolamento social Covid-19” é um dos 24 capítulos da obra. E foi escrito pelos professores do IFPA campus Belém Haroldo de Vasconcelos Bentes, Helena do Socorro Campos da Rocha e Marcelo Henrique Vilhena Silva. Eles socializaram o I Colóquio Interdisciplinar Virtual realizado na unidade, com o tema ‘A Produção Acadêmica sobre Educação, Ciência e Tecnologia no Isolamento Social’, no período de 13 a 17 de maio de 2020, um evento voltado à comunidade interna (discentes, técnicos, docentes e gestores) no universo dos 18 campi do IFPA, com objetivo de incentivar a produção acadêmica naquele período de enfrentamento de isolamento.

Os autores deste capítulo fizeram análises do evento de forma dialética, quantificando os temas. Percorreram as produções escolar-acadêmicas, apresentando as contribuições, com foco em responder à questão problema: Como o ‘I Colóquio Interdisciplinar Virtual do IFPA Campus Belém fez frente no cenário da Educação Profissional e Tecnológica, no contexto do isolamento social?’. O evento foi apresentado como um esforço no sentido de aproveitar as forças e minimizar as fragilidades institucionais naquele contexto atípico de pandemia. Foi um instrumento que permitiu o diálogo, o debate e a visibilidade das ações e atividades acadêmicas desenvolvidas por servidores e estudantes. “Num mundo pós pandemia, que sofreu grandes transformações movidas pela manutenção da humanidade, uma obra neste sentido evidencia que a ciência e a pesquisa são imprescindíveis para a continuidade da vida”, explica o professor Marcelo Henrique Vilhena Silva.

“O objetivo do artigo é endossar a temática da pesquisa científica e extensão de instituições como o IFPA para que se formem profissionais qualificados para cenários reais, como o que passamos com a Pandemia, de forma que não só na teoria mais sobretudo na prática atuem com intervenções locais e no aprimoramento curricular docente”, ressalta Silva.

Acesse a obra:  https://ifap.edu.br/index.php/edifap

Para rever a live: https://youtube.com/live/Zy_707T5LUo