Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFPA em parceria com UFT realizam monitoramento de mamíferos de médio e grande porte na área florestal do Campus Óbidos

• Publicado: Terça, 09 de Janeiro de 2024, 13h02
  • Última atualização em Terça, 09 de Janeiro de 2024, 13h03

Estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Pará (IFPA) realizaram monitoramento da fauna de mamíferos de médio e grande porte na área florestal do Campus Óbidos. O projeto registrou 13 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo as espécies mais frequentes a cutia-de-crista – Dasyprocta leporina, macaco-de-cheiro – Saimiri sciureus, gambá-comum – Dideplhis marsuapialis, tamanduá-mirim - Tamandua tetradactyla e a jaguatitica – Leopardus pardalis.

O resultado da pesquisa é fruto de projeto aprovado pelo Edital 01/2023 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Pará (PROPPG/ IFPA), que vem sendo desenvolvido desde maio de 2023, sob orientação do professor Dianes Gomes Marcelino em parceria com o pesquisador bolsista do Programa em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins, Túlio Dornas.

Para fazer este monitoramento e os registros fotográficos dos mamíferos, os pesquisadores utilizaram câmeras fotográficas de monitoramento. O professor Dianes Gomes Marcelino, que é Engenheiro Ambiental e Mestre em Ecologia de Ecótonos, explica que o monitoramento da fauna é uma atividade que auxilia o processo de confirmação da presença ou ausência das espécies ao longo do tempo, distribuição, abundância e o comportamento da fauna silvestre de uma determinada região. “É uma atividade que é empregada tanto para fins científicos quanto para avaliação dos impactos ambientais causados pelos mais diferentes tipos de empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental sobre a fauna local”.

O professor explica que a armadilha foi instalada em três pontos dentro da área de vegetação nativa (com aproximadamente 15 ha) e um ponto na agrofloresta do campus (de aproximadamente 2 ha) em um local onde são cultivadas culturas de interesse agronômico como o abacaxi, açaí, limão, maracujá consorciadas com espécies florestais.

Marcelino detalha que a primeira fase dos trabalhos contou com auxílio pesquisa por meio de edital da PROPPG/IFPA, e foi concluída em dezembro. Os resultados parciais foram apresentados durante a VIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura do Campus Óbidos. E o trabalho ficou no primeiro lugar na modalidade de projeto de pesquisa. De acordo com a pesquisa, nenhuma das espécies registradas estão ameaçadas de extinção, seja em âmbito global, nacional ou do estado do Pará.

A discente Ana Paula Coelho Waimer, bolsista do projeto, considera esta pesquisa importante por ser uma forma de catalogar, conhecer e divulgar a fauna de mamíferos de médio e grande porte que habitam a área de floresta do Campus, antes invisível para a comunidade acadêmica e a população geral.

Os discentes Luiz Cesar Marinho de Castro e Joender Murilo Ribeiro Gomes são voluntários neste projeto e avaliam que a participação nesta pesquisa contribuiu para melhoria do processo formativo no curso Técnico em Meio Ambiente. Eles acreditam que os dados do trabalho contribuirão para preencher lacunas de conhecimentos relacionadas a diversidade e distribuição da mastofauna no bioma Amazônia.

Na próxima fase do projeto, prevista para durar mais seis meses, todos discentes atuarão como alunos voluntários e buscarão identificar a composição da mastofauna de médio e grande porte durante o período chuvoso da região. Ao final de 12 meses, destaca Marcelino, a proposta do projeto é ter catalogado e conhecer minimamente a fauna de mamíferos do Campus, de modo que as informações levantadas possam subsidiar o planejamento da expansão das unidades acadêmicas visando a conservação de uma parcela significativa do remanescente de vegetação nativa do Campus.

Foto 1: Equipe do projeto

Foto 2: Jaguatirica – Leopardus pardalis