Página inicial > Últimas Notícias > 16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil abre inscrições

16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil abre inscrições

• Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 18h45
  • Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 18h45

A 16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) está com inscrições abertas até o dia 26 de abril. A ONHB é realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é voltada para estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. As inscrições são gratuitas para os estudantes das escolas públicas.

Para participar da ONHB, é preciso compor uma equipe com três estudantes e um/a professor/a de História. A Olimpíada tem seis fases com duração de uma semana cada e a prova prevê questões de múltipla escolha e tarefas. A primeira fase acontecerá de 06 a 11 de maio.

Os estudantes de escolas públicas com melhor pontuação receberão Bolsa de Iniciação Científica Júnior. As bolsas serão disponibilizadas pelo CNPq e terão duração de 12 meses. Como contrapartida, os alunos contemplados deverão participar de, ao menos, um dos projetos da ONHB realizados em 2024 e 2025.

A prova continuará sendo a mesma para todos os alunos e não exige que os alunos saibam o conteúdo previamente, de modo que permite que eles aprendam durante a realização da prova. E os participantes do ensino fundamental e médio irão competir com equipes compostas por alunos dos mesmos níveis de ensino.

O número de equipes aprovadas em cada fase dependerá da quantidade de inscritos em cada nível de ensino. Ao todo, serão distribuídas 75 medalhas como premiação.

ONHB

A Nacional de História do Brasil é composta por seis fases online que têm duração de uma semana cada. As provas incluem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo abrange História do Brasil, geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades e outros conhecimentos gerais. Os estudantes e professores terão oportunidade de discutir os temas.

A ONHB também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp que permite aos estudantes, de acordo com seu desempenho, concorrer a vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem a necessidade de fazer o vestibular.

O evento é uma realização conjunta do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Associação Nacional de História (Anpuh) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E apoio de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

Serviço:

Inscrições até 26 de abril

Escolas públicas: inscrições totalmente gratuitas

Período de inscrição sem desconto para escolas particulares – até 26 de abril

Escolas particulares: R$ 115,00 (por equipe)

Saiba mais: www.onhb.com.br

Fonte: Assessoria da ONHB