Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Como ficam as atividades para os Estudantes?

Publicado: Quinta, 19 de Março de 2020, 16h17 | Última atualização em Segunda, 25 de Maio de 2020, 11h31 | Acessos: 4552

Aluno(a), saiba como funciona o IFPA no período de quarentena por Coronavírus

 

O Instituto Federal do Pará (IFPA) informa que, em decorrência do boletim epidemiológico do Ministério da saúde, referente ao Coronavírus COVID-19, foi prorrogado o período de suspensão das atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão, em todos os campi do Instituto, por tempo indeterminado. A medida foi tomada a fim de evitar o aumento do número de casos de infecção e disseminação da doença Sars2, causada pelo COVID-19.

Estão suspensos todos os eventos, reuniões presenciais, exames admissionais, periódicos, perícias médicas, concursos públicos, nomeações, posses, processos seletivos, cerimônia de formatura e atendimento ao público externo de forma presencial, esse atendimento deverá ser feito pelos canais de comunicação disponíveis no site do IFPA.

Estão suspensas as viagens nacionais e internacionais de docentes, técnicos administrativos e discentes, bem como atividades extracurriculares como cerimônias de entrega de títulos honoríficos, posses e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais. Também está suspensa a execução de projetos, por meio de atividades presenciais. Atividades de elaboração de projetos, de relatórios, de artigos científicos e a orientação de iniciação científica poderão ser mantidas desde que sejam realizadas à distância.

Todas as solenidades de formatura de cursos técnicos de nível médio ou superior de graduação devem ser suspensas. Os novos pedidos de certificação ENCCEJA serão bloqueados durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais. Cada participante poderá solicitar as declarações no sistema SCE-ENCCEJA, entretanto, o sistema será bloqueado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) para novos pedidos de certificados.

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) suspendeu as atividades dos projetos do PROEXTENSÃO (Edital nº 03/2019), assim como o pagamento de bolsas de extensão aos discentes. Assim que forem normalizadas as atividades acadêmicas presenciais, a PROEX emitirá uma nova retificação do cronograma de execução dos projetos, estendendo o prazo na mesma quantidade de dias do período de suspensão.

A suspensão das atividades acadêmicas presenciais de ensino, pesquisa e extensão não significa a suspensão do calendário acadêmico. Portanto, exclusivamente o Campus Belém e o Campus Abaetetuba deverão dar andamento às atividades e avaliações previstas de finalização de semestre letivo unicamente pelo ambiente virtual até, no máximo, final de março de 2020. Os demais campi do IFPA deverão suspender as atividades acadêmicas presenciais no prazo indicado.

As atividades e avaliações serão inseridas, desenvolvidas, acompanhadas e avaliadas, exclusivamente, pela Turma Virtual do sistema SIGAA de cada docente, como postagem de textos, avaliações, vídeos e outras atividades relacionadas ao conteúdo das disciplinas. O aluno deverá manter rotina de estudos com base no material postado pelo professor, cumprir as atividades solicitadas e realizar as avaliações no prazo estabelecido pelo docente.

As Bibliotecas dos campi devem manter um servidor disponível e um canal de comunicação, via e-mail, para que os estudantes e os docentes possam manter seus estudos, e em caso de necessidade de literatura para elaboração de projetos, artigos, TCC, etc.

Em relação à Assistência Estudantil, o processo de seleção aos Auxílios Permanência I, II e III devem ser realizados normalmente pelos campi, seguindo os cronogramas já planejados, porém, a concessão dos demais auxílios está suspensa. O Edital Institucional para Participação em Eventos já foi aprovado pela Procuradoria Federal e será divulgado pelo Departamento de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas da PROEN após o restabelecimento das atividades acadêmicas.

Os pedidos de diplomas de cursos técnicos de nível médio e diplomas de graduação poderão ser continuados, abertos por cada estudante, conforme atendimento do setor de protocolo de cada campus, entretanto, os prazos para a entrega devem ser estendidos, já que as rotinas administrativas da Reitoria e dos Campi serão alteradas. Caso algum estudante precise do diploma para fins de emprego, concurso público, acesso a cursos de graduação, acesso a cursos de pós-graduação, entre outros, ele deve encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando a necessidade da urgência da expedição do diploma, anexando ao e-mail a comprovação do pedido.

As orientações de monografias e dissertações poderão ser mantidas desde que sejam realizadas à distância e que os registros possam ser feitos no Sistema Integrado de Gerenciamento de Atividades Acadêmicas (SIGAA). As qualificações e defesas de monografias e de dissertações poderão ser mantidas desde que a atividade seja realizada à distância, com os devidos registros em Ata.

Em casos de febre, tosse, falta de ar ou outros sintomas respiratórios, os estudantes devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima, em caráter de urgência. Para localizá-la, pode-se baixar o aplicativo Coronavírus - SUS, disponível nos sistemas iOS e Android, do Ministério da Saúde. Em caso de confirmação de COVID-19, é necessário informar a CAQV/DGP/Reitoria imediatamente, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e a Pró-reitoria de Ensino do IFPA, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Todas as informações a respeito das ações que estão sendo realizadas pelo IFPA para enfrentar essa situação devem ser acompanhadas pelo site www.ifpa.edu.br. Um grupo de trabalho foi instituído para avaliar diariamente a situação, elaborar planos de contingência e propor ações para enfrentar o problema emergencial de saúde pública decorrente da Pandemia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página