Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Informativo Emergencial
Início do conteúdo da página

Informativo Emergencial

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2024, 19h44 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 13h10 | Acessos: 2245
imagem sem descrição.

 

No domingo, dia 26 de maio, um ônibus, levando estudantes e servidores do Instituto Federal do Pará (IFPA) dos campi de Castanhal e Avançado Vigia colidiu contra a mureta do túnel das eclusas da Hidrelétrica de Tucuruí. Os envolvidos no trágico acidente faziam parte das delegações dos campi citados que participariam da Etapa Estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024, que ocorreria em Tucuruí. 

Esta página tem como objetivo fornecer informações oficiais cronológicas e, portanto, consistentes, à sociedade civil que acompanha o caso. A ideia é garantir a transparência acerca das atitudes que o IFPA está tomando diante do ocorrido, para assistência aos acidentados e seus familiares, respeitando o sigilo das informações pessoais.

Dessa forma, as ações da instituição podem ser classificadas em diversas frentes, exemplificadas e resumidas a seguir:

Ações de apoio logístico, financeiro e administrativo

- Garantia de transporte de discentes e seus familiares em diálogo com outras instituições e órgãos públicos;

- Orientação para acionamento do seguro dos estudantes acidentados;

- Articulação para remoção do veículo acidentado para perícia;

- Levantamento de dados relativos à manutenção e uso do veículo envolvido no acidente.

Ações de acolhimento e apoio emocional

- Acolhimento e apoio no cadastro dos acidentados logo na chegada no hospital;

- Transporte, alimentação e estadia para familiares dos hospitalizados;

- Utilização de canais de comunicação direta com os familiares e discentes;

- Acompanhamento presencial dos hospitalizados em Tucuruí e Ananindeua;

- Apoio, escuta e orientação aos gestores e gestoras dos campi;

- Atuação da equipe das equipes dos campi e das pró-reitorias.

Ações direcionadas aos envolvidos diretamente com o acidente

- Suspensão das atividades de aula para as turmas dos campi envolvidos, com avaliação da suspensão das aulas dos campi;

- Formação de equipe de assistentes sociais e psicólogos para atendimento das comunidades;

- Estabelecimento de protocolos para atendimento da comunidade acadêmica (servidores, discentes e familiares);

- Articulação junto às prefeituras para atendimentos pelo serviço de saúde aos que não possuem plano de saúde. 

 

 26 de maio

16h···· Um ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA), com 40 passageiros entre servidores e estudantes dos campi Castanhal e Vigia, que viajava para participação na Etapa Estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024, sofreu um acidente com quatro vítimas fatais: o estudante Paulo Vinícius da Silva Borges e a servidora Amanda Cristiani da Silva Costa, do Campus Avançado Vigia, a servidora Suany Couto Teixeira Nunes e o servidor Edinaldo de Jesus Ferreira Meireles, do Campus Castanhal. O veículo saiu da pista e colidiu com o muro do túnel das eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

- Os primeiros socorros foram prestados pelos bombeiros, polícia civil, polícia militar e sistema de saúde do município de Tucuruí e de Breu Branco.

- A partir desse momento, servidores da Reitoria e de diversos campi do IFPA, que estavam presentes em Tucuruí, mobilizaram-se para ajudar na identificação e prestar suporte no local do acidente e nos hospitais da região.

- Os feridos receberam atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Tucuruí e de Breu Branco e no Hospital Regional de Tucuruí. As vítimas fatais foram identificadas no local do acidente e encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML).

- O IFPA fez contato com os responsáveis e familiares dos envolvidos no acidente.

- O IFPA resgatou parte dos pertences dos envolvidos no acidente.

18h···· O IFPA campus Tucuruí, polo Porto Colombo, foi adequado por servidores do IFPA e voluntários, com as doações de suprimentos da comunidade e da prefeitura local, para acolher os envolvidos no acidente que não precisaram ficar internados ou sob observação médica.

- Equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) do Campus Tucuruí mobilizou-se para acompanhamento integral do estudante com transtorno do espectro autista envolvido no acidente.

19h···· Equipes de professores e estudantes de enfermagem e fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e estudantes do técnico em enfermagem do Sistema de Ensino Inove Interativa (Sisinove) se organizaram para prestar atendimento dentro das instalações do polo Porto Colombo do IFPA Tucuruí.

- Os primeiros feridos que receberam alta foram transferidos para o polo do IFPA campus Tucuruí.

20h···· A prefeitura de Tucuruí disponibilizou 10 quartos em hotel para receber os familiares das vítimas.

20h···· O governo do Estado do Pará disponibilizou transporte e equipe para traslado das vítimas graves de Tucuruí para Belém.

- O IFPA publicou, após entrar em contato com os responsáveis e familiares dos envolvidos no acidente, a primeira nota informativa oficial, informando sobre o ocorrido.

- Três feridos foram submetidos a procedimentos cirúrgicos no Hospital Regional.

22h···· O IFPA adquiriu e forneceu os medicamentos receitados aos estudantes e servidores vitimados já acomodados no IFPA campus Tucuruí polo Porto Colombo. Eles também receberam acompanhamento psicológico, materiais de higiene e alimentação. O acolhimento continuou de forma ininterrupta por toda a madrugada.

 

 27 de maio

- Nas primeiras horas da segunda-feira, os familiares das vítimas começaram a chegar a Tucuruí. Aqueles que optaram por levar seus entes para hotel ofertado pela prefeitura, foram auxiliados por servidores do IFPA, com deslocamento e orientação no local.

1h···· O IFPA publicou a nota de pesar oficial, identificando as quatro vítimas fatais e prestando apoio aos familiares e amigos.

3h···· O IFPA decretou Luto oficial de três dias, que suspendeu as atividades acadêmicas, em memória dos falecidos no acidente.

- A equipe de assistência do IFPA prestou informações aos responsáveis, que estavam em Tucuruí, para o procedimento de acionamento de seguro.

6h···· Delegações de alguns campi começaram a retornar para as suas cidades.

8h···· O IFPA acompanhou a retirada do ônibus do local do acidente para perícia e realizou, com o auxílio de voluntários, a coleta de mais malas, mochilas e pertences dos vitimados.

- Equipes de professores e estudantes de enfermagem e fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e estudantes do técnico em enfermagem do Sistema de Ensino Inove Interativa (Sisinove) continuaram prestando apoio no atendimento aos acidentados dentro das instalações do polo Porto Colombo do IFPA Tucuruí.

- Os campi Castanhal e Vigia do IFPA, com o apoio das respectivas Prefeituras Municipais, providenciaram transportes para os familiares que não tiveram condições de se deslocarem até Tucuruí durante a madrugada.

- 1º pronunciamento oficial da Reitoria, em Tucuruí.

Assista aqui a reportagem na íntegra.

 

- Os corpos das quatro vítimas estavam liberados e trasladados para as cidades onde foram velados.

- 23 envolvidos no acidente já haviam recebido alta. Os demais continuaram em acompanhamento médico no Hospital Regional de Tucuruí.

- O IFPA continuou adquirindo, seja por meio de doação ou compra direta, e fornecendo gratuitamente os medicamentos receitados aos estudantes e servidores vitimados, bem como coletes, cadeiras de rodas, muletas, tipoias entre outros.

12h···· O IFPA cancelou os Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024 etapa Estadual, por meio de nota oficial publicada no site e redes sociais.

- O IFPA campus Tucuruí continuou a prestar auxílio às vítimas e familiares conforme foram recebendo alta hospitalar.

17h···· O IFPA realizou um ato de homenagem aos falecidos, com a presença da reitora, diretores, servidores e estudantes membros das delegações que permaneciam em Tucuruí.

 

Ato em homenagem às vítimas.

 

- O IFPA recepcionou os familiares que chegaram ao campus para buscar seus parentes. Liberou os envolvidos no acidente que já estavam aptos a viajar e retornar as suas cidades.

18h···· 12 acidentados continuaram internados nos hospitais, sendo um em estado grave.

23h···· Duas vítimas foram transferidas em UTI aérea, disponibilizada pelo Governo do Estado, para Belém para o Hospital Metropolitano em Ananindeua.

 

 28 de maio

- O IFPA monitorou as redes sociais e a imprensa para passar informações a fim de combater às fake news e campanhas indevidas de arrecadação de dinheiro, tendo em vista que todo o suporte às vítimas foi prestado pelo IFPA e demais órgãos responsáveis.

4h···· O Hospital Regional transferiu em UTI móvel, com apoio da Prefeitura de Tucuruí, um servidor para o Hospital Metropolitano em Ananindeua.

7h···· O IFPA acompanhou o retorno dos discentes e responsáveis a Castanhal e Vigia, cuja chegada em seus respectivos destinos ocorreu entre o final da tarde e noite do mesmo dia.

- Equipes de professores e estudantes de enfermagem e fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e estudantes do técnico em enfermagem do Sistema de Ensino Inove Interativa (Sisinove) continuaram prestando apoio no atendimento aos acidentados dentro das instalações do polo Porto Colombo do IFPA Tucuruí.

- 10 envolvidos no acidente continuaram nos hospitais de Tucuruí, sendo um para reavaliação após a alta.

- Equipes nos campi são acionadas para planejamento de ações de acompanhamento psicológico e de assistência social aos discentes e comunidade acadêmica afetada pelo ocorrido.

- As demais delegações retornaram para as suas respectivas cidades.

- Uma equipe de saúde é composta para acompanhar a situação de saúde dos acidentados que estão internados no Hospital Metropolitano.

- O IFPA continuou adquirindo, seja por meio de doação ou compra direta, e fornecendo gratuitamente os medicamentos receitados aos estudantes e servidores vitimados, bem como coletes, cadeiras de rodas, muletas, tipoias entre outros.

11h···· Apenas dois envolvidos no acidente continuaram no polo Porto Colombo do IFPA campus Colombo aguardando reavaliação médica para liberação de viagem.

13h···· Mais uma discente foi transferida pelo Hospital Regional de UTI móvel para Ananindeua.

14h···· O IFPA divulgou a segunda nota informativa oficial.

- O Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Visual de Tucuruí (CER III), ofertado pela prefeitura de Tucuruí, realizou atendimento personalizado, no hotel, a umas das estudantes acidentadas.

- 5 discentes continuaram internados em Tucuruí.

- Os corpos das vítimas fatais foram velados e sepultados.

 

 29 de maio

- O IFPA continuou a prestar assistência às vítimas, seus familiares e membros da comunidade acadêmica, para que se restabeleçam, levando em conta que, em alguns casos, as sequelas podem perdurar.

Assista aqui a reportagem na íntegra.

  

- O Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Visual de Tucuruí (CER III), continuou prestando serviço personalizado, no hotel, a umas das estudantes acidentadas.

- O IFPA continuou adquirindo, seja por meio de doação ou compra direta, e fornecendo gratuitamente os medicamentos receitados aos estudantes e servidores vitimados, bem como coletes, cadeiras de rodas, muletas, tipoias entre outros.

11h···· Quatro envolvidos no acidente continuaram internados no Hospital Regional em Tucuruí, um outro estava em fase de transferência e quatro seguiam internados na Região Metropolitana de Belém.

16h···· O IFPA lançou a terceira nota informativa oficial.

- A reitora Ana Paula Palheta solicitou à corregedoria do IFPA a abertura de processo de sindicância interna para averiguar e apurar as circunstâncias que envolvem o acidente.

 

 30 de maio

- A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde dos acidentados que estão internados no Hospital Metropolitano, sendo dois estudantes e dois servidores. Quatro estudantes permanecem internados no Hospital Regional de Tucuruí. O estudante transferido ao longo do dia anterior recebe alta médica do Hospital Metropolitano.

- O IFPA continuou adquirindo, seja por meio de doação ou compra direta, e fornecendo gratuitamente os medicamentos receitados aos estudantes e servidores vitimados, bem como coletes, cadeiras de rodas, muletas, tipoias entre outros.

- O Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Visual de Tucuruí (CER III), continuou prestando serviço personalizado, no hotel, a umas das estudantes acidentadas.

17h···· IFPA lançou a quarta nota informativa oficial.

- IFPA criou a página ifpa.edu.br/informativo-emergencial em seu portal para atualização das providências e posicionamentos institucionais para visando a transparência na divulgação das informações de ordem pública. 

 

  31 de maio

9h···· A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde dos acidentados que estão internados no Hospital Metropolitano, sendo duas estudantes do IFPA campus avançado Vigia e dois servidores do IFPA campus Castanhal. Um estudante do Campus Avançado Vigia permanece internado no Hospital Regional de Tucuruí.

- Três estudantes receberam alta do Hospital Regional de Tucuruí, sendo dois do Campus Castanhal e um do Campus Avançado Vigia.

- O IFPA providenciou o transporte dos quatro estudantes que estão de alta médica, junto com seus familiares, para seus municípios de origem.

- O Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Visual de Tucuruí (CER III), continuou prestando serviço personalizado, no hotel, a umas das estudantes acidentadas.

13h30···· O IFPA lançou a quinta nota informativa oficial.

 

 1 de junho

8h···· A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde dos acidentados que estão internados no Hospital Metropolitano, sendo duas estudantes do IFPA campus avançado Vigia e dois servidores do IFPA campus Castanhal. Acompanha também o estudante do Campus Avançado Vigia que continua internado no Hospital Regional de Tucuruí.

- Três estudantes que permaneciam em Tucuruí, após alta hospitalar, acompanhados de seus familiares, foram transportados para seus municípios de origem.

13h···· IFPA lança a sexta nota informativa oficial.

20h30···· Chegada a Castanhal do ônibus que transportava os três estudantes, liberados por alta médica, e seus familiares.

 

 2 de junho

8h···· A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde dos acidentados que estão internados no Hospital Metropolitano, sendo duas estudantes do IFPA campus avançado Vigia e dois servidores do IFPA campus Castanhal. Acompanha também o estudante do Campus Avançado Vigia que continua internado no Hospital Regional de Tucuruí.

- IFPA acompanhou saída de ambulância, disponibilizada pela prefeitura municipal de Vigia, para transporte do estudante do Campus Avançado Vigia, para sua residência.

 

 3 de junho

8h···· A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde dos acidentados que estão internados no Hospital Metropolitano, sendo duas estudantes do IFPA campus avançado Vigia e dois servidores do IFPA campus Castanhal. Acompanha também o estudante do Campus Avançado Vigia que continua internado no Hospital Regional de Tucuruí.

 

 4 de junho

9h···· A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde dos acidentados que estão internados no Hospital Metropolitano, sendo uma estudante do IFPA campus avançado Vigia e dois servidores do IFPA campus Castanhal. Um estudante do Campus Avançado Vigia permanece internado no Hospital Regional de Tucuruí.

- Uma estudante do Campus Avançado Vigia recebe alta do Hospital Metropolitano.

- IFPA campus avançado Vigia realiza ato de homenagem em memória da professora Amanda Costa e ao estudante Paulo Vinícius.

12h···· A outra estudante do Campus Avançado Vigia que seguia internada no Hospital Metropolitano recebeu alta e ao longo da tarde foi deslocada para Vigia.

 

 5 de junho

8h···· A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde dos acidentados que estão internados no Hospital Metropolitano, sendo dois servidores do IFPA campus Castanhal. 

- O estudante do Campus Avançado Vigia que estava internado no Hospital Regional de Tucuruí recebeu alta e será transportado ao longo do dia. 

- Equipe da Reitoria encerrou atividades de acolhimento em Tucuruí, deixando orientações para a missão de acompanhamento psicológico dos estudantes não envolvidos no acidente, que colaboraram como voluntários, para o IFPA campus Tucuruí.

10h···· IFPA Castanhal e Reitoria realizam reunião com os familiares responsáveis pelos acidentados para orientação e providências acerca do seguro saúde.

 

 6 de junho

8h···· A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde dos acidentados que estão internados no Hospital Metropolitano, sendo dois servidores do IFPA campus Castanhal, um professor e uma técnica-administração.

 

 7 de junho

8h···· O servidor que estava internado no Metropolitano foi transferido para o Hospital Estadual Galileu.

15h···· A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde dos acidentados que estão internados no Hospital Metropolitano, sendo dois servidores do IFPA campus Castanhal, um professor e uma técnica-administração.

 

 8 de junho

8h···· A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde dos acidentados, sendo uma servidora técnica-administrativa internada no Hospital Metropolitano, e um servidor professor internado no Hospital Galileu, ambos do Campus Castanhal. 

 

 9 de junho

8h···· A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde dos acidentados, sendo uma servidora técnica-administrativa internada no Hospital Metropolitano, e um servidor professor internado no Hospital Galileu, ambos do Campus Castanhal.

18h···· IFPA lançou nota de pesar e instituiu luto oficial de 2 dias.

 

 10 de junho

8h···· A equipe de saúde do IFPA continuou acompanhando a situação de saúde do servidor professor internado no Hospital Galileu, do Campus Castanhal.

9h···· IFPA Reitoria realizou roda de conversa para acolhimento psicológico aos servidores da Reitoria, em especial aos servidores que estiveram em Tucuruí na ocasião do acidente.

 

 13 de junho

8h···· A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas estabelece Plano Emergencial de Acolhimento a servidores, discentes e seus familiares vinculados aos campi Castanhal, Vigia, Tucuruí, e aos servidores e colaboradores da Reitoria, que estiveram envolvidos no resgate e atendimento inicial as vítimas em Tucuruí.

 

 

Fim do conteúdo da página