Nota Informativa III

• Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2024, 15h23
  • Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2024, 15h23

Nota Oficial – 29/05/2024

O Instituto Federal do Pará vem em nota atualizar as informações acerca do acidente ocorrido no último domingo, 26, em Tucuruí, com as delegações de Castanhal e de Vigia, que seguiam para a Etapa Estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024.

Entre as vítimas ainda internadas, quatro ainda permanecem no Hospital Regional em Tucuruí, um estudante está, neste momento em processo de transferência para um hospital da capital. Outras quatro pessoas continuam internadas no Hospital Metropolitano, em Ananindeua, sendo uma delas, servidora do IFPA, em estado grave.

O IFPA esclarece ainda que está prestando assistência contínua aos acidentados, de forma articulada em três etapas. Nas primeiras 24 horas, as ações foram voltadas totalmente para o socorro médico e auxílio psicológico das vítimas do acidente, bem como acolhimento de seus familiares. Nesse momento também foram feitas as interlocuções necessárias com as Prefeituras Municipais de Castanhal, Vigia e Tucuruí, a fim de providenciar transporte para que as famílias fossem ao encontro de seus entes envolvidos no acidente. Ainda nesse período foram decretados o luto oficial de três dias na instituição e o cancelamento da Etapa Estadual do JIF.

A segunda etapa envolveu as seguintes 24 horas e consistiu em tomar todas as medidas necessárias para que, à medida que as vítimas foram sendo liberadas, passassem por um momento de acolhimento no IFPA campus Tucuruí, antes de seguirem para suas casas com seus familiares. As demais delegações também foram encaminhadas de volta, em segurança, para seus municípios de origem. Essa etapa culminou em uma homenagem singela ao estudante e aos três servidores que faleceram em decorrência do acidente.

Nesse momento, estamos na terceira etapa, que demandará mais tempo, uma vez que consiste em acompanhar as vítimas, seus familiares e a comunidade acadêmica envolvida mais diretamente, para que todos se restabeleçam, mesmo sabendo que, em alguns casos, as sequelas podem perdurar.

O IFPA esclarece ainda que o ônibus acidentado pertencia ao IFPA campus Castanhal e passou por manutenção recente, no último dia 12 de abril. No entanto, as causas do acidente ainda estão sendo investigadas pela Polícia Civil local, ainda sem prazo para concluir, e o IFPA está, desde o início, colaborando para que os fatos sejam apurados e a perícia traga resultados consistentes para a conclusão do caso.