Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Institucional
Início do conteúdo da página

Institucional

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 18h02 | Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 11h15

 

 

Nesta seção, são divulgadas informações institucionais e organizacionais do (a) Instituto Federal do Pará, compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de autoridades (quem é quem), agenda de autoridades, horários de atendimento e legislação do órgão/entidade. 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos e suas práticas pedagógicas. O IFPA foi criado pelo Art. 5°, inciso XX, da Lei n° 11.892, de 29/12/2008, pela integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET/PA), da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (EAFC) e da Escola Agrotécnica Federal de Marabá (EAFMB). O CEFET-PA tem 108 anos de atuação na educação profissional e a Escola Agrotécnica Federal de Castanhal atua há 96 anos. A mais nova das três instituições que se integraram para formar o IFPA era a Escola Agrotécnica Federal de Marabá, que foi criada em 2008.

Vinculado ao ministério da educação, o Instituto Federal do Pará possui natureza jurídica de autarquia, sendo detentor de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

Estrategicamente posicionado para abranger a maior parte do Estado do Pará, o IFPA possui uma reitoria, 18 campi e cobre mais de 70% do estado.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (Organogramas do IFPA)

COMPETÊNCIAS

BASE JURÍDICA

DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

PRINCIPAIS CARGOS E RESPECTIVOS OCUPANTES (Quem é quem?)
REITORIA

AGENDA DE AUTORIDADES

HORÁRIO DE ATENDIMENTO E LOCALIZAÇÃO

 

Fim do conteúdo da página