Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

É tempo de pitaia no IFPA campus Bragança!

  • Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 13h53
  • Última atualização em Terça, 22 de Dezembro de 2020, 14h01
  • Acessos: 2231
imagem sem descrição.

 

 

Os pés de pitaia do campo experimental estão carregados e coloridos! Olha só as fotos que a professora Edna Brito compartilhou, da colheita feita na segunda-feira (14).
 
Por enquanto, é só um experimento: "São 30 pés de pitaia de polpa vermelha plantados aqui, que usam gliricídias (Gliricidia sepium) como tutoramento vivo", explica a professora. A pitaia é uma planta trepadeira, que precisa de um suporte ou um tutor para se fixar e se desenvolver. Normalmente, se usam estacas de madeira como base.
"Aqui, a gente usou a planta leguminosa gliricídia. Já aproveitamos a planta viva para a pitaia subir, servindo de tutor. A gliricídia oferece sombra e nitrogênio para a pitaia, contribuindo para um melhor desenvolvimento da cultura", explica Edna Brito, que conduz as atividades junto a alunos de agropecuária e agroecologia. A gliricídia, complementa a professora, costuma ser usada como tutor natural para o plantio de pimenta do reino na região. Em média, cada fruto colhido no campo experimental de Bragança pesa 400 gramas.

 


 

 Parceria
Na terça-feira (15), um grupo de professores do IFPA campus Bragança visitou uma plantação de pitaia em Tomé-Açu. Na visita, foi consolidada uma parceria com o produtor Alberto Sawada, do Sítio Sawada Produtos da Terra, um dos maiores produtores da pitaia do Pará. A parceria visa a troca de informações sobre a pitaia e o fornecimento de mudas. A primeira leva foi doada ontem para o campus, com novas variedades do fruto. Além da pitaia Costa Rica de polpa roxa das fotos (polpa avermelhada), o campus também iniciará a produção de mudas da pitaia palora, tanaka e branca imperial a partir das matrizes fornecidas pelo produtor.

 A pitaia, também conhecida como fruta dragão, é o fruto de espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus. O campo experimental é a área de experimentos agrícolas do IFPA campus Bragança, onde são desenvolvidos cultivos de diversas espécies e colocadas em práticas atividades de pesquisa e manejo de culturas.

 

  Fonte: ASCOM IFPA Campus Bragança

registrado em:
Fim do conteúdo da página