Alunos do IFPA podem ter acesso ao Portal de Periódicos da Capes utilizando matrícula e senha do Sigaa

• Publicado: Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 13h08
  • Última atualização em Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 13h08

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Federal do Pará (IFPA) desenvolveu uma solução para que os alunos com matrículas ativas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) possam ter acesso ao recurso do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A solução foi apresentada durante reunião da Diretoria com o Comitê Gestor do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

O acesso começa a funcionar a partir do dia quatro de janeiro de 2021 e o serviço só será habilitado após o primeiro acesso do aluno no Sigaa. Ao realizar o acesso ao Sistema, utilizando matrícula e senha, o discente está automaticamente habilitando o seu acesso ao portal de periódicos da Capes.

Ao acessar o portal (https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/), o aluno deverá procurar a opção ACESSO CAFÉ e, na Comunidade Acadêmica Federada, deverá optar pela instituição IFPA – Instituto Federal do Pará. Na tela seguinte, o discente será direcionado para o IFPA e, nesse momento, poderá informar matrícula e senha do Sigaa, realizar a confirmação das suas informações e aceitar o serviço.

Após esse processo, o portal de periódicos da Capes terá acesso liberado para a conta vinculada ao INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ. O serviço encontra-se disponível para docentes e técnicos administrativos desde a 40ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir), onde a DTI apresentou os serviços avançados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) disponíveis para serem utilizados no IFPA.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria