Jovens Embaixadores: Aluna do IFPA é selecionada pela Embaixada dos EUA

• Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 14h32
  • Última atualização em Quinta, 13 de Maio de 2021, 14h32

A estudante do curso integrado Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Ananindeua, Ana Beatriz Mendes da Silva, 17 anos, é um dos 33 estudantes brasileiros de escolas públicas selecionados pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para participar do Programa Jovens Embaixadores 2021. O resultado foi divulgado na sexta-feira, 7 de maio. A seleção englobou 24 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Ana Beatriz explica que soube do Programa Jovens Embaixadores pela página do Facebook do IFPA. Sua decisão de participar foi compartilhada com a Coordenadora de Ensino do Campus Ananindeua, Ana Carolina Franco e com sua mãe, Silvia Helena da Costa Mendes. Para se inscrever, era preciso ser brasileiro, ter entre 15 e 18 anos, ser aluno do ensino médio na rede pública e ter cursado pelo menos o 1º ano em 2020, ter boa fluência oral e escrita em inglês, ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, perfil de liderança e iniciativa, ser comunicativa, possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade, estar atualmente engajada em iniciativas empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos seis meses.

A jovem participa da iniciativa “Mãos que ajudam”, um projeto vinculado à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Como voluntária, ela atuou com mão de obra em atividades presenciais e remotas de ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade. “Ajudei nas campanhas para doação de sangue, roupas e alimentos para os necessitados, contribui em pintura, recuperação e limpeza de algumas escolas públicas e também na distribuição de máscaras durante a pandemia", recorda Ana Beatriz.

“Ficamos orgulhosos em saber que proporcionamos para a nossa comunidade um ensino com qualidade que valoriza o tripé do ensino, pesquisa e extensão. Compreendemos que esta é uma oportunidade única onde a aluna participará de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global e, um pouco de sua história e cultura por meio de suas famílias e comunidades. Assim, a Ana Beatriz irá aprimorar características muito presentes em sua personalidade como a liderança e o espírito colaborativo, por exemplo”, avalia a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Ananindeua, Kamila Batista da Silva Barbosa.

Como foi a seleção?

A seleção consistia em sete etapas: Preenchimento de um Pré-Cadastro, envio do Formulário de Inscrição On-line e anexar os documentos comprobatórios das ações voluntárias e de todos os pré-requisitos, ter toda a documentação carregada no sistema on-line do Programa Jovens Embaixadores e enviada para as Instituições Parcerias (IPs) e, após análise, os candidatos eram aprovados ou não para a próxima etapa. Passar por um exame escrito em ambiente virtual, que ocorreu no dia 9 de abril. Enviar a carta de recomendação da Instituição de Ensino na qual estuda indicando-os para a entrevista oral feita pelo Comitê de Seleção da Embaixada e Consulados dos EUA no dia 28 de abril. Na penúltima etapa, os pré-selecionados passaram por um comitê formado por representantes da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, que se reuniram para revisar a documentação completa dos candidatos e selecionar os próximos Jovens Embaixadores.

Como será o Programa Jovens Embaixadores 2021?

Por conta da pandemia, a Embaixada dos Estados Unidos decidiu que a Edição 2021 será no formato remoto, on-line e deve ocorrer entre os dias 14 de junho e 13 de agosto deste ano, com jovens embaixadores brasileiros e americanos. Os selecionados participarão de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em âmbito global, sempre virtualmente. Cada jovem irá compartilhar um pouco de sua história e cultura por meio de suas famílias e comunidades. Estão previstas atividades que visam estimular o processo criativo e inovador dos estudantes, contando com missões, desafios e projetos criativos mão-na-massa.

Criado em 2003 pela Embaixada dos Estados Unidos, o Programa Jovens Embaixadores conta com os seguintes parceiros: Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, as empresas FedEx, MSD e IBM, e também da PLT4Way Inglês e Inclusão Social e da USBEA – Associação de ex-Bolsistas de Programas do Governo Americano.