Campus Bragança lança Processo Seletivo Especial para Curso de Licenciatura em Educação do Campo

• Publicado: Terça, 17 de Maio de 2022, 13h19
  • Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 13h19

Foi lançado o Processo Seletivo Especial (PSE) para preenchimento de 40 vagas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais, ofertado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Bragança. O curso funcionará no turno da manhã, na modalidade presencial, em regime de alternância, com ingresso no segundo semestre de 2022. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, no Campus Bragança, no período de 19 de maio a 03 de junho.

O Processo Seletivo Especial é destinado à população do campo ou aos sujeitos que possuam vínculo com o campo, que tenham concluído o ensino médio. Para participar, o candidato deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações: ser Professor(a) em exercício nas escolas do campo da rede pública; ser Profissional da educação que atue nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo ou vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo; ser Profissional da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à Educação Básica da população do campo; ser jovem/adulto morador dos territórios camponeses. Sendo que, são consideradas escolas do campo aquelas que têm sua sede em espaço geográfico classificado pelo IBGE como rural e as escolas que, mesmo tendo sua sede em áreas consideradas urbanas, atendem à população de municípios cuja reprodução social e cultural está majoritariamente vinculada ao trabalho no campo.

O Processo Seletivo Especial será constituído por duas fases. A primeira fase consiste na Análise Documental, de caráter eliminatório, que fará uma apreciação comparativa entre a documentação exigida para inscrição, os documentos comprobatórios anexados pelo candidato e a análise curricular através do histórico escolar. Na segunda fase, os candidatos aprovados na primeira etapa passarão por uma Entrevista, de caráter classificatório. As entrevistas serão realizadas no Campus Bragança, no período de 20 a 23 de junho.

De acordo com as políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo, é definido como Educação do Campo aquela que “compreende a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de nível médio integrada com o Ensino Médio com a finalidade de atender às populações do campo em suas mais variadas formas de produção da vida - agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros povos tradicionais” (Diretrizes operacionais da Educação do Campo, Resolução N° 2, 28 de abril de 2008; Programa Nacional de Educação do Campo PRONACAMPO Documento Orientador Brasília, janeiro de 2013).

Saiba mais em: