Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA convida pesquisadores para participarem de evento sobre financiamento de pesquisa

  • Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 19h37
  • Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 13h12
  • Acessos: 274
imagem sem descrição.

 

Na segunda-feira, 19 de fevereiro, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) do Instituto Federal do Pará (IFPA), em parceria com a gestão do Campus Belém, recepciona a equipe do Departamento Região Norte da Secretaria-executiva Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).  A proposta é divulgar e esclarecer eventuais dúvidas sobre os editais Pró-infra Expansão 2023, Pró-infra Recupera e a Chamada pública Finep/MCT Centros Temáticos. O evento ocorrerá de 9 às 12 horas, no auditório central.  

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Saulo Rafael Silva e Silva, explica que a aproximação do IFPA e as agências de fomento, como a FINEP, é de grande relevância. “Possibilita aos nossos pesquisadores ter um contato mais próximo com as linhas de financiamento e as possibilidades de parcerias para o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa e inovação”.

A Finep opera por meio de apoio financeiro e de investimento. As demandas induzidas ou espontâneas são atendidas em fluxo contínuo. Serão R$500 milhões de recursos não-reembolsáveis disponibilizados para o edital Pró-infra Expansão e Desenvolvimento de Infraestrutura de Pesquisa - Proinfra 2023. Os recursos serão destinados para aquisição de equipamentos e a modernização de ambientes físicos, de modo a aumentar a capacitação dos parques brasileiros. O valor financiado, por projeto, dependerá do número de doutores da entidade. 

A Chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT Centros Temáticos visa o financiamento da implantação e melhoria da infraestrutura –Pró-INFRA  dos Centros de Pesquisa Científica e Tecnológica para solucionar desafios em cinco áreas temáticas: transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa. 

O Pró-infra Recuperação e atualização de ambientes de pesquisa e equipamentos destina-se à recuperação e atualização de infraestruturas de pesquisa, bem como aumentar a competitividade do país em diversas áreas de conhecimento. Cada Instituição de Ciência e Tecnologia (ICTs) poderá submeter até cinco projetos.

Resumo:

A PROPPG e o Campus Belém receberão a Visita da FINEP ao IFPA e convidam os servidores pesquisadores para participarem.

Ação: Divulgação de 03 Editais (Edital Pró-infra Expansão 2023, Edital Pró-infra Recupera, e a chamada pública Finep/MCTI Centros Temáticos).

Local: IFPA Campus Belém - Auditório Central

Dia 19/02/2024

Hora : 09:00 - 12:00

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página