Proex divulga o edital e os regulamentos dos jogos - JIF EE 2024

• Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 19h48
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 19h55

A Coordenação de Arte, Cultura, Diversidade e Desporto do Instituto Federal do Pará (IFPA) divulgou nesta terça-feira, 26 de março, a Chamada interna para a participação de equipes esportivas dos campi para as atividades esportivas dos Jogos dos Institutos Federais (JIF – Etapa estadual 2024) - Edital nº. 2/2024 Proex/IFPA. Na mesma data, foram publicados outros dois documentos, o Regulamento Geral do JIF e o Regulamento Específico de cada uma das modalidades de jogos.  O evento ocorrerá no período de 27 a 31 de maio, em Tucuruí. E os credenciamentos on-line dos atletas e dirigentes gerais devem ser efetuados no prazo de 28 de março a 13 de maio.

O JIF é um conjunto de atividades esportivas e culturais coordenado institucionalmente pela Pró-Reitoria de Extensão do IFPA no âmbito estadual. Busca estimular o convívio solidário entre alunos e servidores, a integração entre os campi, a promoção e valorização da educação e dos esportes na formação integral dos estudantes. Visa, também, expandir o conhecimento do esporte de modo a oferecer oportunidade de acesso à prática desportiva e ao desenvolvimento da cidadania. Ao todo serão 11 modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, judô, futsal, futebol, handebol, natação, tênis de mesa, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Todos os campi poderão participar deste Edital inscrevendo os discentes regularmente matriculados em cursos integrado, subsequente ou superior presencial, com até 19 anos, em uma das modalidades. Cada campus deve inscrever um professor (a) de Educação Física para ser o responsável pela equipe inscrita. A inscrição será por meio de ficha de inscrição geral, juntamente com as fichas de inscrição por modalidade, com cópia de documento oficial dos alunos com foto, portaria do chefe da delegação e termo de responsabilidade de doenças e lesões preexistentes e inseridos no drive JIF IFPA 2024.

O Regulamento Geral estabelece que será permitida a participação de um mesmo atleta em até duas modalidades individuais. Os campi ficarão responsáveis por providenciar o deslocamento de suas delegações, o que inclui passagens e diárias/auxílios dos alunos e servidores. Todos os documentos norteadores citados estarão disponíveis na página da PROEX. Acesse aqui.