Campus Abaetetuba oferta curso Técnico em Mecânica para Jovens e Adultos

• Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 20h11
  • Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 20h12

O Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Abaetetuba divulgou nesta terça-feira, 26 de março, o processo seletivo do curso Técnico em Mecânica na modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio de oferta integrada a Jovens e Adultos (EJA-EPT). Ao todo, são 30 vagas. O curso será no período da noite.

Pode participar do processo seletivo quem concluiu o Ensino Fundamental e tenha mais de 18 anos completos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma presencial junto à Comissão do Processo Seletivo (Compese Abaetetuba) no período de 28 de março a 11 de abril. É preciso levar a cópia e o original dos seguintes documentos: RG, CPF, histórico escolar ou boletim escolar do Ensino Fundamental, e comprovante de residência. A Ficha de Inscrição que está junto do Edital deve ser impressa e preenchida para apresentar no dia da inscrição.

A Compese do Campus Abaetetuba fica no prédio administrativo situado na Av. Rio de Janeiro, 3322, Bairro Francilândia, Abaetetuba (PA). O atendimento ao público ocorre no período de 8h às 11h e das 14h às 17h.

Todos os documentos a serem preenchidos e apresentados pelo candidato na inscrição estão no mesmo arquivo do edital, nas páginas finais.

Os candidatos podem entrar com recursos contra a lista preliminar no dia 15 de abril. O resultado da primeira fase será divulgado no dia 16 de abril. A convocatória dos classificados para entrevista será divulgada no dia 18 de abril. E as entrevistas ocorrerão entre os dias 19 a 23 de abril. Após o período de matrícula, se houver vagas não preenchidas, serão convocados os candidatos da lista de espera.

O curso será de três anos, estruturado em seis semestres. Dúvidas relacionadas ao processo seletivo basta se dirigir ao campus para dialogar com os membros da Compese local.

Leia atentamente o edital aqui.

Quais habilidades se aprende durante o curso Técnico em Mecânica?

Aprende a programar, controlar e executar processos de fabricação mecânica para máquinas e equipamentos mecânicos atendendo às normas e aos padrões técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. Planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos.

Ao final do curso estará habilitado a elaborar projetos de produtos relacionados a máquinas e equipamentos mecânicos especificando materiais para construção mecânica por meio de técnicas de usinagem, soldagem e conformação mecânica. Realizar inspeção visual, dimensional e testes em sistemas, instrumentos e equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos de máquinas. Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade.

Quais os conhecimentos são desenvolvidos ao longo do curso de Técnico em Mecânica?

Conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento, produção e manutenção de equipamentos mecânicos de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos usuários. Conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade do processo produtivo, às técnicas e aos processos de produção, às normas técnicas, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e trabalhistas e à gestão de conflitos.