IFPA alcança o melhor Índice Geral de Cursos do MEC

• Publicado: Terça, 09 de Abril de 2024, 14h35
  • Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2024, 19h59

O Instituto Federal do Pará (IFPA) conquistou o Índice Geral de Cursos (IGC) na faixa 4. Este indicador é medido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) / Ministério da Educação (MEC).  É um dos 23 institutos federais do país que atingiram nota superior a 3. A avaliação ocorreu em 2022 e os dados foram divulgados pelo Inep em 2 de abril de 2024

O IGC avalia anualmente a qualidade da educação ofertada pelas instituições de ensino superior (IES) no Brasil. Foi criado pelo MEC por meio da Portaria Normativa n. 12/2008 e utiliza como parâmetro o CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos de graduação da IES avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). É sempre divulgado no ano seguinte ao de sua realização.

Desde a primeira avaliação, esta foi a segunda vez consecutiva que o instituto alcançou pontuação na faixa 4, com nota 3.2253. Este resultado reflete a maturidade institucional e o trabalho realizado pelos servidores mediante investimentos em políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão.  Este resultado reflete a dedicação do corpo docente e técnico, o comprometimento da gestão e o trabalho que vêm sendo desenvolvido pelos campi junto aos alunos.

Em 2023, o IFPA recebeu, pela primeira vez, o IGC 4 –ano de referência 2021–, que expressa um padrão muito bom de qualidade, sendo este o melhor resultado de sua história. “Comparando com os resultados dos anos anteriores, é possível verificar uma tendência de melhoria. A cada ano, o desempenho institucional melhora de forma crescente. Até 2019, o IGC era 3, em 2021 chegou a 4 e agora, em 2022, novamente. A instituição deu um salto significativo em seus indicadores”, ressalta o chefe do Departamento de Ensino Superior da Pró-reitoria de Ensino (Proen), José Edivaldo Moura da Silva.

As melhorias são perceptíveis no excelente quadro de pessoal, infraestrutura, nos projetos em andamento e pela importância gigantesca dos campi para o desenvolvimento das regiões onde atuam, afirma José Edivaldo. Ele destaca, ainda, que os servidores, seja professor ou técnico, e alunos têm papéis a desempenhar para a instituição alcançar êxito no processo avaliativo. “Quanto melhor a participação de nossos cursos no Enade e no Censo da Educação Superior, melhor o IGC de nossa Instituição. Não é tarefa fácil tirar 5, mas é um resultado que vamos perseguir e comemorar muito quando acontecer”, afirma.

O IGC não é uma nota comparativa entre instituições esclarece José Edivaldo. Este índice revela quais os parâmetros alcançaram a instituição. O cálculo do IGC considera a média de desempenho dos cursos de graduação nos últimos três anos combinada com conceitos de programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Considerando apenas o Conceito Médio de Graduação, o IFPA obteve nota 2,7136. Esse dado é referente ao último triênio e resulta da média dos Conceitos Preliminares (CPC) dos cursos avaliados. O Conceito Médio de Mestrado foi nota 4,2636. E o Conceito Médio de Doutorado obteve a melhor nota 4,5000. “Todos temos nosso papel institucional dentro de nossos cursos, setores e unidades do IFPA dos quais fazemos parte. Fazer nosso trabalho com dedicação, criatividade e compromisso social é o melhor caminho para o sucesso profissional e para elevar o nome da Instituição”, garante José Edivaldo.

Conceito de 14 cursos de graduação do IFPA também é divulgado

Além dos IGCs, os CPCs referentes ao ano de 2022 foram anunciados em 02 de abril pelo Inep. O indicador considera a pontuação dos concluintes dos cursos de graduação no Enade, a infraestrutura e os recursos didáticos do curso, o número de alunos matriculados e a titulação do corpo docente e regime de trabalho.

Confira o Conceito Preliminar dos cursos do IFPA avaliados em 2022 pelo Inep:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Itaituba – CPC 3 (2.331)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Altamira – CPC 3 (2.6226)

Ciências Biológicas – Abaetetuba – CPC 3 (2.7171)

Ciências Biológicas – Tucuruí – CPC 3 (2.7427)

Ciências Biológicas – Itaituba –CPC 4 (3.3425)

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – CPC 3 (2.4500)

Licenciatura em Física – Bragança – CPC 3 (2.2224)

Licenciatura em Física – Belém – CPC 3 (2.5982)

Licenciatura em Geografia – Bragança – CPC 3 (2.6116)

Licenciatura em Ciência da Computação Informática – Castanhal – CPC 3(2.7863)

Licenciatura Letras-Português – Belém – CPC: 3(2.6925)