Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professores do IFPA publicam livro para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Física

  • Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 12h08
  • Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2024, 13h10
  • Acessos: 662
imagem sem descrição.

 

Física: Contextualizando a Educação e a Prática Pedagógica” é o primeiro volume da coletânea publicada por professores do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Santarém. A obra foi divulgada em 30 de abril. Os 12 capítulos reúnem exercícios contextualizados sobre a docência, pesquisas sobre diferentes temáticas e perspectivas teóricas. E traz exemplos sobre a dinâmica dos movimentos, os mistérios da eletricidade e do magnetismo, incluindo debates a respeito da Física Moderna e Contemporânea. O acesso é gratuito. 

Com prefácio escrito pelos professores João Paulo da Silva Alves e Sebastião Rodrigues-Moura, o volume é uma homenagem ao Dia do Físico. Foi organizado pela professora Luisa Helena Silva de Sousa.

Os capítulos levarão o leitor a mergulhar em conhecimentos de Física e Neurociência, por meio de estratégias de pesquisas que facilitam a compreensão. Conhecer atividades experimentais relatadas em literatura especializada do período entre 2002 e 2017. Ver a experimentação da aplicação da física, de modo a tornar os conhecimentos da área acessíveis e envolventes para os alunos de modo a melhorar a relação ensino-aprendizagem nas escolas públicas do Cariri Paraibano. 

Por meio da análise do método científico, utilizando experimentos para explorar os princípios do método galileano, os autores mostram ao leitor como experimentos simples de determinação dos coeficientes de atrito podem potencializar a compreensão do pensamento científico e da falseabilidade das teorias. Buscam levar o leitor a ver a interseção entre matemática e esporte desenvolvida no âmbito do Clube de Ciências da Universidade Federal do Oeste do Pará (CCIUFOPA). Levado à reflexão sobre as implicações do reducionismo na física térmica, explorando as complexidades da mente humana e sua relação com o mundo físico. 

Cada capítulo é uma peça do quebra-cabeça educacional, contribui para uma compreensão da física e seu ensino. Em "Análise do Processo de Ensino/Aprendizado de Fundamentos de Eletricidade na Física Utilizando a Plataforma Arduino", o olhar do leitor pesquisador será conduzido à jornada tecnológica, permite compreender como a plataforma Arduino pode transformar o ensino da eletricidade, capacita os alunos a se tornar protagonistas de sua própria aprendizagem. 

No Capítulo 8, "Laboratório Real X Laboratório Virtual: Possibilidades e Limitações destes Recursos em uma Atividade Investigativa para o Ensino de Eletrodinâmica", são apresentadas as vantagens e desafios dos laboratórios reais e virtuais no ensino da eletrodinâmica.  Oferece insights valiosos para uma prática pedagógica mais eficaz. 

Na sequência, os leitores são mergulhados no fascinante mundo da astronomia, levando-os a descobrir o software TOPCAT para explorar e compreender as estrelas em um diagrama HR. É feito um convite à reflexão sobre a sobrevivência da humanidade e a exploração de outros mundos, apresenta as ameaças e possibilidades que enfrenta em nosso próprio planeta. 

No penúltimo capítulo, o tema central é a revisão algébrica sobre os tensores de posição e de velocidade no espaço-tempo contínuo de quatro dimensões de Minkowski, uma viagem às profundezas da teoria da relatividade. E o último capítulo é uma reflexão crítica sobre a avaliação no ensino de Física, explorando as diretrizes educacionais e a literatura científica (1991-2024) para promover uma prática avaliativa mais justa e eficaz. 

Para Luisa Helena Silva de Sousa, este volume é um instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores e todos aqueles interessados na temática abordada.  A obra vai além do conteúdo teórico da Física, aborda questões relacionadas à prática pedagógica. Com ênfase na metodologia de ensino e na promoção do engajamento dos alunos, os autores fornecem insights para educadores e estudantes que buscam aprimorar sua compreensão e apreciação pela Física.

 

Acesso ao livro se faz pelo link: https://santarem.ifpa.edu.br/projetos/608-ebook-fisica

registrado em:
Fim do conteúdo da página