Campi Paragominas e Parauapebas se destacam na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa

• Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 17h53
  • Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 17h53

Estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) campi Paragominas e Parauapebas participaram da Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI) aplicada no dia 22 de maio. O resultado foi divulgado no dia 29 de maio no site da competição. Ao todo, 34 estudantes realizaram a prova, destes, um conquistou ouro, dois trouxeram prata, três garantiram medalhas de bronze e outros treze conquistaram menções honrosas.

Os estudantes do campus Paragominas, em preparação para a prova, tiveram duas semanas de aulas com os professores Ane Parente Terrazas e Moacir Filho. Ane é coordenadora do Centro de Idiomas local e avalia o resultado dos estudantes como ótimo. “Acredito que a OBLI trouxe bastante conhecimento para nossos alunos, assim como lhes proporcionou a oportunidade de participar de um teste semelhante ao que eles terão que fazer em seleções futuras, tais como: ENEM, TOEFL, IELTS. Estou realmente muito contente com os resultados que o nosso campus alcançou na aplicação da primeira OBLI e com o desempenho dos nossos alunos”.

A estudante do terceiro ano do curso integrado técnico em Meio Ambiente Alyce Sousa Carvalho, 17 anos, comentou que sempre quis participar de uma olimpíada, porém não tinha nenhuma cuja matéria lhe parecesse interessante. Quando ela soube que existia uma de Inglês, ficou muito feliz. “Amo a língua inglesa. A experiência foi espetacular. A prova foi muito boa e caiu o que ela sabia. O mais difícil foi o listening, pois tinha umas palavras e alternativas muito parecidas no áudio e nas respostas, o que fez com que eu me confundisse”.

“Pensei que eu sabia muito, mas na verdade aprendi bem mais. Eu ampliei os conhecimentos sobre grammar e sobre listening, percebi que eu precisava melhorar nisso e gostei de como a olimpíada abrangeu esses tópicos”, complementa Alyce.

O estudante do curso integrado técnico em Eletroeletrônica Davi Ângelo Cardoso de Assis, 16 anos, comentou que gostou muito da prova para testar os conhecimentos de inglês. “Esta foi uma oportunidade perfeita. Me ajudou a pensar com mais calma, provavelmente teria me saído ainda melhor se eu pensasse por mais tempo em cada questão, principalmente, nas que envolviam áudio”.

Professor de Inglês do Campus Parauapebas Gabriel Marchetto explica que a participação do campus Parauapebas na OBLI 2024 foi um tanto quanto repentina, devido ao contexto de greve. Como não estão ocorrendo aulas, ele convidou os estudantes por meio das redes sociais e nem todos conseguiram ver a mensagem a tempo para se inscrever.

Esta foi a primeira participação do IFPA campus na OBLI. “Acredito que os alunos tiveram um bom desempenho diante do pouco tempo que tivemos para preparação. Não tínhamos nenhuma prova anterior para nos basearmos, isto também deixou muitos alunos inseguros e incertos do que iriam enfrentar na prova”.

Com relação ao nível das provas, Gabriel comenta que era esperado que as provas do nível médio fossem mais árduas, ao contrário de outras avaliações de proficiência que se concentram majoritariamente em questões de leitura e interpretação textual. “A prova foi muito rica e diversas vezes vi meus alunos rindo de trechos de áudio e/ou vídeo das provas”.

“A OBLI trabalha com leitura e interpretação de textos, foca em questões de interpretação e compreensão auditiva de áudios e vídeos dos mais diversos contextos, como por exemplo, trechos de trailers de filmes, propagandas, músicas”.

Verifique os participantes e premiação:

Paragominas

3º ano - Meio Ambiente - Medalha de ouro: Guilherme Lemos Maciel

3º ano – Administração – Medalha de prata:  Antônio Marcos S.P. de Sousa e Maylla Vitória S. da Silva

2º ano - Informática – Medalha de bronze: João Pedro A. Santos

3º Ano – Informática – Honra ao Mérito: Kaio Machado