Programa de Mestrado Profnit 2025 define data de inscrição e provas

• Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 19h47
  • Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2024, 19h54

O novo edital do Exame Nacional de Acesso (ENA – 2025) ao Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) foi divulgado, na terça-feira, 18 de junho, pela Comissão Acadêmica Nacional. O valor da taxa de inscrição é R$ 350,00 reais. O prazo de inscrição iniciará a partir das 12h do dia 24 junho, às 23h59 do dia 28 de junho de 2024. A previsão do início das aulas seguirá o calendário acadêmico de 2024 de cada ponto focal. O link para inscrições e as instruções estão descritas no edital: https://www.profnit.org.br/exame-nacional-de-acesso-2025/

O campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) é um dos pontos focais membro da Rede Nacional do Profnit e ofertará 13 das 424 vagas previstas pelo Edital. A coordenação local distribuiu as vagas da seguinte forma: seis vagas para a ampla concorrência, duas vagas para ações afirmativas, duas para servidores e uma vaga para pessoa trans. O professor Fábio Pacheco Estumano da Silva é o coordenador do Programa no IFPA.  O contato da coordenação é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SOBRE O PROFNIT
O PROFNIT é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses. O PROFNIT é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a égide da Diretoria do FORTEC e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas.

Ponto Focal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre. Os Pontos Focais que integram a Rede Nacional do PROFNIT, conforme QUADRO 1 do edital, são responsáveis, por intermédio das respectivas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAI), sediadas em cada Ponto Focal, por toda a gestão local do PROFNIT, observando a disciplina acadêmica nacional e do ponto focal, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até à divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula.

Com duração de 24 meses, o Profnit tem o objetivo de formar recursos humanos para atuação nas competências dos Núcleos de Inovação e Transferência Tecnológica (NITTs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental e organizações sociais.

INSCRIÇÕES

A inscrição no Exame Nacional de Acesso será efetuada exclusivamente via internet, na página do PROFNIT Nacional (www.profnit.org.br). Cada candidato deve ler atentamente o edital, efetuar a inscrição e o envio da documentação, efetuar o pagamento da taxa, acompanhar os resultados preliminares, períodos recursais e o resultado final. O resultado final geral será publicado após a heteroverificação, análise de pessoas com deficiências ou condição de servidor.

Esclarecimentos relativos acerca do processo seletivo, inscrições e resultados da Etapa 1 devem ser direcionados à Secretaria Nacional do PROFNIT pelo e-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para participar do ENA, os interessados precisam ter concluído uma graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A taxa de inscrição é no valor de R$ 350 reais e pode ser paga até dia 19 de agosto de 2023.

O Exame Nacional de Acesso consiste em duas etapas: Etapa 1 (Prova Nacional), 15 de setembro, e Etapa 2 (Análise Curricular), 21 a 25 de outubro. Os aprovados farão matrícula de acordo com o calendário de cada Ponto Focal e iniciarão a estudar em 2025.

Saiba mais em :  https://prosel.ifpa.edu.br/mestrado-profnit-2025