Para melhorar a eficiência de acesso, IFPA conclui migração de Sistema de Informações Gerenciais (SIG) para nuvem

• Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2024, 15h20
  • Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2024, 15h20

O Instituto Federal do Pará (IFPA) concluiu, em 1º de julho, o processo de migração do Sistema de Informações Gerenciais (SIG) para armazenamento em nuvem da Oracle Cloud. O objetivo dessa ação, iniciada no final de março pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), é melhorar a eficiência de acesso simultâneo para os diversos públicos usuários e de segurança. Os dados migrados são do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SigRH), Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos (SigPP), e Sistema de Administração dos Sistemas – Técnica E Gestão (Sigadmin).

“Com essa medida, o acesso aos sistemas nas unidades do IFPA terá a mesma agilidade para qualquer usuário. Várias pessoas poderão acessar ao mesmo tempo o sistema, sem risco do site sair das redes. Antes tínhamos um limite máximo de 500 acessos simultâneos, agora este acesso será ilimitado.”, explicou o diretor substituto Ralfh Alan Gomes Machado.

Ralfh aponta outras vantagens com a terceirização do serviço de hospedagem como a escalabilidade, que permite o rápido crescimento e tempo de disponibilização de novos recursos de forma imediata aos usuários e a redução de custos. “Ao migrar os sistemas críticos para a nuvem, a expectativa da DTI é que ocorra uma redução da necessidade de investimento em novos equipamentos para atualização do data center local, que está com defasagem de 12 anos de tecnologia”. Ele acrescenta que o serviço de computação na nuvem possibilita o armazenamento de arquivos, sistemas e servidores em um ambiente virtual, sem a necessidade de uma infraestrutura física de armazenamento própria, podendo ser acessado de qualquer dispositivo e lugar com conexão à internet.

Além dessas praticidades, o serviço oferece ainda outras vantagens como: agilidade, acesso simultâneo, conformidade e segurança incluindo as que se inserem às exigências brasileiras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); bem como a flexibilidade, pois paga-se pelo uso e assim é possível, de forma instantânea, aumentar ou reduzir os recursos computacionais de modo a garantir o melhor uso da tecnologia evitando desperdícios de tempo e outros recursos.

Com essa iniciativa, a DTI supera uma de suas maiores preocupações, que era conseguir manter a disponibilidade dos sistemas, para deixá-los acessíveis o máximo de tempo possível a todos os usuários tanto dentro como fora das unidades do Instituto. Uma vez que o Datacenter do IFPA, com as oscilações do fornecimento de energia nos momentos de chuva ou de pico de acesso, sofria com desligamento de maneira brusca, deixando os sistemas indisponíveis e, consequentemente, interrompendo o fornecimento de acesso aos dados. Com esta solução em nuvens, não será preciso mais aquisição de armazenamento físico.