MEC e Inep instituem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes para avaliar os cursos de licenciatura

• Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 20h09
  • Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2024, 20h09

Na segunda-feira, 1º de julho, o Ministério da Educação (MEC) instituiu um novo formato do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas. A reformulação tem como objetivo aperfeiçoar a avaliação dos cursos que formam docentes. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) por meio da Portaria (nº 610/2024). Trata-se de uma reformulação da avaliação dos cursos que formam professores no Brasil. Este novo formato será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na edição de 2024, conforme os procedimentos estabelecidos na Portaria (nº 611/2024).

O exame visa aperfeiçoar os processos avaliativos dos cursos de formação docente. Assim, muda as matrizes de referência e o formato das provas, com maior foco na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso. Serão avaliadas as competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios. E será aplicado a cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes.

O diretor de Ensino Superior e Ações em EAD, José Edivaldo Moura da Silva, esclarece que a participação e o desempenho dos estudantes do IFPA no Enade respondem por 70% dos indicadores que compõem o Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos conceitos pelos quais o MEC avalia a qualidade das ofertas. Destaca também que o CPC reflete no Índice Geral de Cursos (IGC) – o principal conceito atribuído pelo MEC às Instituição de Ensino Superior. “É importante que a gestão dos cursos de licenciatura, – coordenadores, professores e estudantes–, se apropriem sobre todos os detalhes do Enade das Licenciaturas”.

Nesta edição de 2024, o novo Enade avaliará cursos de licenciatura das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

Ciclo Avaliativo – O MEC reorganizou o ciclo trienal do Enade, que havia sido definido anteriormente pela Portaria nº 840/2018, e indicou quais áreas serão avaliadas em cada ano. Em 2024, apenas os cursos de licenciatura serão avaliados. A partir de 2025, o ciclo obedecerá a seguinte ordem, considerando as áreas gerais da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil):

Ano I: Educação; artes e humanidades; ciências sociais; jornalismo e informação; negócios, administração e direito.

Ano II: Educação; ciências naturais, matemática e estatística; computação e tecnologias da informação e comunicação; engenharia, produção e construção.

Ano III: Educação; agricultura, silvicultura, pesca e veterinária; saúde e bem-estar; serviços.

Matrizes de Referência – O Inep também publicou, na mesma data, as Portarias que definem as Matrizes de Referência de cada área de avaliação das provas do Enade das Licenciaturas 2024 (Portaria nº: 257 –Formação Geral Docente–, 259 –Licenciatura em Ciências Biológicas–, 261 –Licenciatura em Computação, 264 –Licenciatura em Física, 267 –Licenciatura em Letras Português–. Esses documentos estruturam e apoiam os trabalhos da equipe do Inep e das Comissões Assessoras de Área (CAAs) na montagem dos instrumentos avaliativos do exame. As matrizes estabelecem o perfil, as competências e os objetos de conhecimento que serão avaliados na prova de cada do Enade das Licenciaturas.

A partir da edição de 2024, as provas serão constituídas por um componente de Formação Geral Docente, comum a todas as licenciaturas, e por um componente específico de cada área. Os estudantes de licenciatura passarão por duas avaliações: uma avaliação teórica e outra prática.

Os coordenadores dos cursos deverão inscrever no Enade os ingressantes e concluintes. É obrigatória a participação dos concluintes na avaliação teórica e o preenchimento do questionário do estudante. Terá, também, uma prova de avaliação da prática dos estudantes que estão realizando regência de classe em estágio supervisionado ou iniciando a regência durante o período de inscrições até o final de julho de 2024.

O componente de Formação Geral Docente, será composta por 27 questões de múltipla escolha, e tem por objetivo evidenciar a compreensão de temas essenciais à prática pedagógica, contextualizados a partir da legislação educacional e da realidade cultural brasileira. Já o componente específico de cada curso terá 37 questões, sendo 36 de múltipla escolha e uma discursiva.

Enade – é um exame anual e instrumento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas.

Para melhor entender o Enade das Licenciaturas basta ver a live que será realizada no dia 5/07 às 16 h: https://www.youtube.com/live/09blxlpXVSc?si=RQEZrY5U1qJdRTOR

Acesse as Matrizes de Prova do Enade das Licenciaturas:

Acesse a Portaria (nº 2572024)

Acesse a Portaria (nº 259/2024)

Acesse a Portaria (nº 261/2024)

Acesse a Portaria (nº 264/2024)

Acesse a Portaria (nº 265/2024)

Acesse a Portaria (nº 266/2024)

Acesse a Portaria (nº 267/2024)

Acesse a Portaria (nº 270/2024)

Acesse a Portaria (nº 272/2024)

Acesse a Portaria (nº 273/2024)