IFPA realizou a primeira edição da Copa da Amizade de futsal

• Publicado: Quinta, 27 de Dezembro de 2018, 16h36
  • Última atualização em Quinta, 27 de Dezembro de 2018, 16h37

Na terça-feira, 18 de dezembro, o Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou a primeira edição da Copa da Amizade de futsal. A competição foi organizada pelo Assessor do Gabinete da Reitoria, Waldemir Monteiro Bezerra. Na ocasião, o evento reuniu cerca de 34 atletas, dentre os quais professores, técnicos administrativos e alunos do projeto de Futsal. Os jogos iniciaram às 17h20 na quadra poliesportiva do IFPA Campus Belém. O torneio foi disputado por quatro times masculinos de futsal, dividido em duas fases. A primeira consistia de sistema de rodízio simples com 6 (seis) rodadas, passando para segunda fase as duas equipes com menor pontuação para disputa de 3º lugar, e para final as duas equipes com maior somatório de pontos.

Waldemir, explica que o evento ocorreu em caráter experimental e foi pensado para estimular à prática esportiva e atividade física, promover momentos de descontração e de integração entre todos os membros da comunidade do IFPA – servidores e alunos. “Por ser a primeira edição, estamos reunindo os atletas do Campus Belém e da Reitoria. Mas, queremos tornar este evento uma tradição da nossa instituição em prol da saúde, para tanto, propondo que a Copa da Amizade seja realizada sempre em dezembro como parte da confraternização anual”.

No intervalo da primeira partida, o professor de História no IFPA Campus Belém, Raimundo Nonato de Castro, que integrava um dos times de futsal, comenta que é muito importante a iniciativa de dedicar um dia do ano para a confraternização por meio da prática esportiva. Segundo ele, a Copa da Amizade do IFPA ajuda a romper com a noção de aprendizado apenas dentro de sala de aula. Acredita que através do esporte, servidores e alunos podem descontrair um pouco e ampliar o desenvolvimento das relações humanas.

Nonato Castro, aproveitou o ensejo para falar da existência de um projeto de extensão que vigora no campus Belém É bom ver a comunidade acadêmica reunida neste momento, inclusive servidores e terceirizados. Aqui, no Campus Belém, existe um projeto, há um ano, para unir professoras, professores, técnicos, alunas e alunos para a prática esportiva. Nós enviamos o convite e as informações do projeto de extensão esportiva para o e-mail institucional de todos que fazem parte do Campus para identificar os interessados em fazer a inscrição. Os alunos manifestaram maior interesse do que as meninas, embora o nosso edital tenha por objetivo contemplar a todos”, enfatizou.

Nonato esclarece, ainda, que o referido projeto de extensão do Campus Belém é uma proposta elaborada por ele em conjunto com o Técnico Administrativo Raimundo Nonato Wanzele e o Assessor do Gabinete Waldemir. “Nosso projeto de extensão abarca a quadra e o campo. Além do esporte, fizemos a arrecadação de cesta básica para doar aos trabalhadores terceirizados que trabalharam ou ainda trabalham aqui no Campus. A gente também arrecadou material escolar que distribuiremos lá no Bairro Terra Firme”, conclui.

O concluinte do curso Técnico de Mineração, José Vitor Costa, 22 anos, que descansava de uma das rodadas de futebol, considera a Copa da Amizade uma boa iniciativa, pois explica que gosta muito de jogar bola e de estar reunido com os amigos. “Futebol costuma gerar muito estresse dentro de quadra, mas aqui todo mundo é parceiro, amigo. É período de Natal e a amizade está falando mais alto durante o jogo. Este primeiro torneio é um sucesso, bem clima de confraternização de final de ano, conforme planejado pelo Waldemir, organizador do evento”, avalia.

Resultado da competição

O primeiro confronto da noite foi entre Galáticos e Boca-Reitoria, placar de 1x3 para o Boca-Reitoria. O segundo duelo foi entre Desportivo e Chopp, os jogadores do Desportivo se desdobraram para fazer o único gol da partida, placar 1x0. Na sequência, o time do Chopp encarou os Galáticos, os times demonstraram garra, entrosamento, mas os Galáticos venceram por 2x1.

O quarto desafio da Copa da Amizade foi entre os dois vencedores das duas primeiras rodadas, Desportivo e Boca-Reitoria. O Desportivo logo saiu na frente do time adversário e garantiu vantagem, placar final 2x1. Na quinta rodada, Galáticos e Desportivo fizeram uma partida muito equilibrada, terminou com empate, 1x1. Mas, na sexta rodada, Boca voltou com vontade de vencer, aproveitou as falhas e deixas do time Chopp e aplicando uma goleada de 6x2.

O terceiro lugar foi disputado entre as equipes Chopp x Galáticos, onde na ocasião a equipe do Chopp saiu vitoriosa com o placar de 1x0.

Na final, por somatório de pontos, Desportivo encarou o Boca, perdendo por 2x3. O Boca-Reitoria sagrou-se campeão da Copa da Amizade 2018. Os jogadores receberão uma medalha de campeão da competição.

Resumo da 1ª Fase

1ª Rodada: Galáticos 1 x 3 Boca-Reitoria