Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

ALUNOS DO IFPA CAMPUS RURAL DE MARABÁ LEVARAM MEDALHA DE BRONZE NA 13ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE AGROPECUÁRIA (13ª OBAP)

  • Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2024, 19h21
  • Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2024, 20h10
  • Acessos: 91
imagem sem descrição.

 

Os estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Médio do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Rural de Marabá - Estefani Costa Fernandes, Rildo Pinheiro da Silva e Suellen dos Santos Batista - trouxeram a medalha de Bronze da 13ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A equipe intitulada de Agro Monstros foi coordenada pelo professor engenheiro agrônomo, Marcos Paulo Ferreira Albuquerque.

A OBAP é um evento organizado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e tem o objetivo de estimular o ingresso de jovens do Ensino Médio e Técnico nas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação em Agropecuária, da aplicação de conhecimentos científicos e práticos, do enfrentamento de situações desafiadoras e da cooperação entre os participantes. A competição ocorreu em 2 fases: virtual nos dias 17 e 18 de abril de 2024 e presencial nos dias 19 a 22 de junho de 2024 em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Barretos, na cidade de Barretos/SP. As equipes selecionadas para a fase presencial, juntamente com os professores orientadores, passaram a estudar os temas das provas e para isso contaram com a ajuda da comunidade acadêmica e de empresas parceiras. Assim, o professor médico veterinário Danillo Henrique da Silva Lima realizou no dia 03 de maio um treinamento para a prova de inseminação artificial de bovinos.

O treinamento dos estudantes do IFPA foi no Campus Rural de Marabá para praticar o passo a passo da atividade em materiais de I.A. do próprio campus e em peças do Método Shiva disponibilizadas pela Faculdade de Medicina Veterinária do Centro Universitário Anhanguera – Campus Marabá. O professor Danillo afirma que: “Os alunos treinaram com muita determinação e concentração, o que ajudou a conseguirem excelentes tempos de execução durante a atividade. Foi muito gratificante poder contribuir com uma pequena parte prática junto a equipe que representou muito bem nosso campus na OBAP 2024”. A empresa AGRIPEÇAS de Marabá gerenciada por Milton Santos, auxiliou no treinamento sobre implementos agrícolas, semeadora e adubadora ministrado pelo técnico Adalberto Alves.

A OBAP premia com medalhas as 15 primeiras equipes com a maior pontuação na fase presencial. Sendo que as colocações de 15ª a 11ª levam medalha de Bronze, de 10ª a 6ª medalha de Prata e 5ª a 1ª medalha de Ouro. A equipe AGRO MONSTROS ficou em 14º lugar e trouxe para o Pará a Medalha de Bronze, sendo ela a única representante da região Norte a trazer medalhas. A Olimpíada também premia os 5 alunos que tiraram maior nota na prova teórica individual. Essa prova é organizada com duas questões discursivas e dez objetivas. A OBAP premia com medalha de Bronze o 5º, 4º e 3º colocado, com medalha de Prata o 2º colocado e com medalha de OURO o 1º colocado. Dentre os 114 alunos participantes, a discente Suellen Batista ficou em 4º lugar, levando a medalha de Bronze na categoria prova individual. A equipe de estudantes é originária de áreas rurais e são atendidos por um Campus que valoriza os saberes e culturas dos povos do campo, ao passo que desenvolve um ensino voltado para a educação do campo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página