Página inicial > Últimas Notícias > ALUNOS DO IFPA CAMPUS RURAL DE MARABÁ LEVARAM MEDALHA DE BRONZE NA 13ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE AGROPECUÁRIA (13ª OBAP)

• Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2024, 19h21
  • Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2024, 20h10

Os estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Médio do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Rural de Marabá - Estefani Costa Fernandes, Rildo Pinheiro da Silva e Suellen dos Santos Batista - trouxeram a medalha de Bronze da 13ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A equipe intitulada de Agro Monstros foi coordenada pelo professor engenheiro agrônomo, Marcos Paulo Ferreira Albuquerque.

A OBAP é um evento organizado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e tem o objetivo de estimular o ingresso de jovens do Ensino Médio e Técnico nas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação em Agropecuária, da aplicação de conhecimentos científicos e práticos, do enfrentamento de situações desafiadoras e da cooperação entre os participantes. A competição ocorreu em 2 fases: virtual nos dias 17 e 18 de abril de 2024 e presencial nos dias 19 a 22 de junho de 2024 em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Barretos, na cidade de Barretos/SP. As equipes selecionadas para a fase presencial, juntamente com os professores orientadores, passaram a estudar os temas das provas e para isso contaram com a ajuda da comunidade acadêmica e de empresas parceiras. Assim, o professor médico veterinário Danillo Henrique da Silva Lima realizou no dia 03 de maio um treinamento para a prova de inseminação artificial de bovinos.

O treinamento dos estudantes do IFPA foi no Campus Rural de Marabá para praticar o passo a passo da atividade em materiais de I.A. do próprio campus e em peças do Método Shiva disponibilizadas pela Faculdade de Medicina Veterinária do Centro Universitário Anhanguera – Campus Marabá. O professor Danillo afirma que: “Os alunos treinaram com muita determinação e concentração, o que ajudou a conseguirem excelentes tempos de execução durante a atividade. Foi muito gratificante poder contribuir com uma pequena parte prática junto a equipe que representou muito bem nosso campus na OBAP 2024”. A empresa AGRIPEÇAS de Marabá gerenciada por Milton Santos, auxiliou no treinamento sobre implementos agrícolas, semeadora e adubadora ministrado pelo técnico Adalberto Alves.

A OBAP premia com medalhas as 15 primeiras equipes com a maior pontuação na fase presencial. Sendo que as colocações de 15ª a 11ª levam medalha de Bronze, de 10ª a 6ª medalha de Prata e 5ª a 1ª medalha de Ouro. A equipe AGRO MONSTROS ficou em 14º lugar e trouxe para o Pará a Medalha de Bronze, sendo ela a única representante da região Norte a trazer medalhas. A Olimpíada também premia os 5 alunos que tiraram maior nota na prova teórica individual. Essa prova é organizada com duas questões discursivas e dez objetivas. A OBAP premia com medalha de Bronze o 5º, 4º e 3º colocado, com medalha de Prata o 2º colocado e com medalha de OURO o 1º colocado. Dentre os 114 alunos participantes, a discente Suellen Batista ficou em 4º lugar, levando a medalha de Bronze na categoria prova individual. A equipe de estudantes é originária de áreas rurais e são atendidos por um Campus que valoriza os saberes e culturas dos povos do campo, ao passo que desenvolve um ensino voltado para a educação do campo.