Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza testes de insalubridade para garantir a segurança dos servidores

IFPA realiza testes de insalubridade para garantir a segurança dos servidores

• Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 13h16
  • Última atualização em Sexta, 31 de Maio de 2019, 13h40

Professores de Biologia e Química, dentre outros, lidam diariamente com uma série de produtos e substâncias, a prática faz parte da rotina de trabalho desses profissionais e deve ser realizada dentro das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR) para que a saúde do servidor seja garantida. Em alguns casos, é necessário que a esses profissionais seja concedido um adicional de insalubridade. Com a finalidade de avaliar as condições de segurança dos professores e a necessidade de adicionais, o Instituto Federal do Pará está realizado testes em laboratórios de vários Campi.

Para realizar as medições, o Instituto contratou uma empresa do Rio de Janeiro, através de licitação. O trabalho será feito em Campi que trabalham com produtos químicos, como os que possuem laboratórios de Química, Biologia, Metalografia, Inspeção e Saneamento Ambiental. Caso seja detectada a insalubridade, será concedido o adicional e serão tomadas medidas que garantam a segurança do trabalhador. Nessa primeira etapa, serão avaliados os laboratórios dos Campi Belém, Castanhal, Abaetetuba e Bragança.

“Essa avaliação quantitativa dos produtos químicos é para analisar quais deles que os professores manuseiam podem ser insalubres, a NR 15 lista alguns produtos químicos que são avaliados quantitativamente e possuem limite de tolerância, então essa análise é para ver se essa atividade que o professor está fazendo da aula prática vai ultrapassar o limite de tolerância de exposição ao professor ou ao técnico de laboratório”, explica Cláudia Leão, Engenheira de Segurança do Trabalho, da Coordenação de Avaliação e Qualidade de Vida (CAQV) do IFPA.

A servidora Tuani Ladeira também é Engenheira de Segurança do Trabalho da CAQV e conta que os testes que estão sendo realizados reforçam o compromisso do IFPA com a segurança do trabalhador e com o cumprimento das Normas Regulamentadoras. “Faz parte das ações de prevenção e qualidade de vida que a gente sempre está reforçando. Fomos os primeiros da região norte a conseguir essa licitação porque é um trabalho bem extenso, a gente teve que entrar em contato com todos os profissionais e perguntar para eles quais os produtos que eles mais utilizam. A gente está sempre à disposição para analisar as condições de trabalho do servidor, porque a gente sabe que para os professores, por exemplo, isso é muito dinâmico”, disse Tuani Ladeira.

A professora de Biologia do Campus Belém, Jedna Kapo, estava participando dos testes e destaca a importância dessas ações para a saúde dos docentes. “Esses testes são muito importantes porque muitos desses materiais a gente acaba sendo exposto desde a preparação da aula, por exemplo, e isso pode ser um pouco prejudicial para a saúde”, falou a Jedna Kapo.

O trabalho é considerado insalubre quando o trabalhador está exposto a agentes nocivos a saúde, seja por sua natureza, intensidade ou tempo de exposição. Esses riscos a saúde podem ser classificados como físicos, químicos ou biológicos. Servidores do IFPA podem fazer a solicitação de adicional, a descrição dos procedimentos e todos os formulários necessários estão no site da CAQV, no link https://dgp.ifpa.edu.br/p-ensino.