Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA promove programação em alusão à Campanha Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA promove programação em alusão à Campanha Setembro Amarelo

  • Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h14
  • Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h14
imagem sem descrição.

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, para isso a prevenção é fundamental, foi com essa premissa que nasceu a campanha Setembro Amarelo. Vigente no Brasil desde 2015, a campanha visa conscientizar acerca da prevenção ao suicídio. Ciente da importância desse movimento, o Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou atividades alusivas ao Setembro Amarelo em vários campi do Instituto e ontem foi a vez da Reitoria aprender mais sobre o assunto.

Servidores reuniram-se no Auditório do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CTEAD) para rodas de conversas com especialistas, o assunto principal foi a saúde mental. O psicólogo André Assunção deu início ao evento com um bate-papo sobre saúde emocional e começou destacando a importância de se alcançar o equilíbrio entre o físico e o psicológico.

“É possível adoecer emocionalmente, se eu venho pro trabalho todo dia cansado, estressado, desmotivado, eu posso começar a sentir um desconforto fisiológico. Acordar com dor de cabeça, ter tensão muscular, um resfriado que nunca passa, é uma resistência baixa e isso é um desequilíbrio que pode ter uma causa emocional, então existem algumas condições fisiológicas que tem um fundo psicológico e isso comprova que o equilíbrio emocional é fundamental para nós nos desenvolvermos”, explicou o psicólogo.

André Assunção falou sobre Ansiedade, que atualmente atinge 33% da população mundial, sendo que a grande São Paulo tem a maior incidência de distúrbios mentais do mundo. A palestra também tratou de temas como baixa autoestima e Depressão, elencando os sintomas de alerta, dessa forma, é possível saber quando procurar um profissional, seja para si mesmo ou para alguém próximo.  

“Buscar ajuda profissional e se cuidar são fatores de prevenção, ao mesmo tempo em que o Setembro Amarelo busca uma campanha de prevenção com relação às pessoas a sua volta, de você enxergar o outro e saber que aquele outro pode estar em sofrimento, porque muitas vezes alguém que estava do seu lado comete suicídio e você nem sabia que ele tinha Depressão”, destacou o palestrante.

A servidora Ivonete Silva participou da programação e destacou a importância de discutir a saúde mental. “Às vezes a gente percebe uma pessoa fechada, às vezes a gente escuta que algum colega adoeceu e até se surpreende ao saber que alguém está com depressão. Então, esses momentos, principalmente, de trabalhar com o emocional, de trazer profissionais que trabalham com isso, eu acho que deveria ter sempre, porque quando a gente cuida do nosso emocional a gente produz muito mais, embora não seja só a produção que importe, mas o Instituto em si vai lucrar com isso”, conta Ivonete Silva.

Após a palestra sobre saúde emocional, foi a vez do psicólogo Sebastião Moura conduzir uma conversa sobre saúde mental. O psicólogo falou um pouco sobre Síndrome de Burnout, um distúrbio emocional relacionado a esgotamento profissional, que provoca sintomas de exaustão extrema, estresse e cansaço físico. Os participantes puderam fazer um teste rápido para saber se apresentavam algum sintoma, em seguida, abriu-se um espaço para depoimentos e dúvidas, que foram esclarecidas por Sebastião Moura. Além das rodas de conversa, a programação do Setembro Amarelo na Reitoria também contou com um serviço de Podologia, com SPA dos pés para servidores.

 

Texto: Lívea Colares | Jornalista | ASCOM IFPA Reitoria

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página