Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do XI SICTI lota auditório do Centro de Convenções de Marabá

Abertura do XI SICTI lota auditório do Centro de Convenções de Marabá

• Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 12h03
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 12h13

Com o auditório lotado, aconteceu nesta terça-feira, 01, no Centro de Convenções de Marabá, às 18h, a abertura oficial do XI Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI). O seminário é realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que em 2019 tem como tema “Diversidade, Pesquisa e Inovação no Pará”, a programação segue até sexta, 04.

A abertura contou com apresentações culturais de alunos e professores, com a palestra “Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento no Contexto da Educação”, ministrada pelo professor Gilmar Alves Lima Júnior, Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e uma homenagem aos campi que estiverem a frente da organização do seminário. Assim como a participação do presidente da câmara de vereadores de Marabá, Ilker Ferreira.

Nesta edição a reitoria está contando com o apoio dos campi Marabá Industrial e Rural para a realização. O evento é destinado aos alunos bolsistas de Iniciação Científica do IFPA os quais congregam a comunidade profissional e acadêmica atuante nas suas diversas áreas, promovendo, assim, a socialização do conhecimento e a interação entre todos os que têm interesse na área da Educação Profissional, Tecnológica e de Inovação.

Para o Diretor Geral do Campus Marabá Rural, Manuel Barros, a sensação é a melhor possível e está surpreso pela quantidade de participantes. “A sensação é muito boa e muito especial, ainda, por vermos a casa cheia, o número de pessoas participando e de credenciamentos superou as nossas expectativas, principalmente neste momento de fragilidade financeira que passa nossos institutos, mas isso acabou incentivando ainda mais o interesse pela pesquisa e o esforço de todos em participar e fazer o evento acontecer”, destacou Barros.

O seminário tem contribuições científicas, tecnológicas e de inovação, envolvendo os temas desenvolvidos pelo conjunto das Instituições de Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado, principalmente as que compõem a rede IFPA, a qual é composta por 18 campi que têm o compromisso de apresentarem os resultados dos trabalhos de pesquisa em ações institucionais.

As principais contribuições científicas que os estudantes irão apresentar são nas áreas de educação tecnológica, meio ambiente, desenvolvimento de software, comércio exterior, mineração, materiais, automação industrial, agricultura, petróleo e gás, saúde coletiva, turismo e hospitalidade, teleinformática, entre outros.

A estudante Aimeê Ribeiro, 16 anos, do Campus Cametá, falou um pouquinho de como foi para chegar até o evento e o que espera para esses dias. “Nós viemos de tão longe e estávamos muito cansados da viagem, mas quando a gente chegou aqui e viu toda essa animação e vibração, fomos contagiados. Estou muito feliz de estar aqui e isso é importante, porque a ciência deve ser divertida e trazer felicidade, precisamos estar felizes para compartilharmos as nossas pesquisas nesses dias tão importantes e dedicados a nós”. Aimeê irá apresentar o projeto “Simulador de Eventos da Cinemática” e está encantada, é sua primeira participação no seminário.

Ana Paula Palheta, Pró - reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPA, falou um pouco sobre desenvolvimento da pesquisa nos Institutos Federais, as primeiras bolsas conquistadas e a importância do desenvolvimento da pesquisa dentro dos campi. Destacou, também, a importância do investimento em pesquisa e da apropriação do conhecimento como importante ferramenta para se combater a ignorância.

Além disso, Ana Paula enfatizou a importância do seminário e do esforço de todos para a realização desta edição. “Estamos muito felizes do que está acontecendo aqui, pela integração dos campi, pela excelente acolhida. Esse seminário representa a nossa pequena contribuição para o desenvolvimento da pesquisa e inovação no estado do Pará e também para o Brasil, destacando os valorosos trabalhos dos nossos alunos e importante participação dos nossos professores e servidores do IFPA”.

Aproximadamente 1000 pessoas, envolvendo alunos, professores e servidores. Ao todo, estão apresentando 396 trabalhos, sendo 387 de autoria de estudantes do IFPA e 9 de alunos de instituições externas como Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Faculdade de Carajás.

Para o Reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha, as expectativas com relação ao evento são as melhores. “A equipe trabalhou muito, os dois campi trabalharam de forma integrada e estão mostrando um excelente trabalho. A gente tem sempre a perspectiva de fazer um evento melhor a cada ano até porque vamos ganhando experiência, apresentando novas propostas, ouvindo a comunidade acadêmica e evoluindo a cada edição”, finalizou o Reitor.

Texto: ASCOM Marabá Industrial