Página inicial > Últimas Notícias > Segundo dia de “Esse IF é minha rua” discute Tecnologias Sociais

Segundo dia de “Esse IF é minha rua” discute Tecnologias Sociais

• Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 10h15
  • Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 10h55

A arte marcou presença no segundo dia do “Esse IF é minha rua: traçando caminhos e realizando sonhos”. A abertura da programação contou com as apresentações culturais do Grupo Viva a Vida, de São Francisco do Pará, e do Grupo Respirarte, de Abaetetuba. O dia também deu continuidade à Reunião dos Diretores de Ensino e iniciou as oficinas de Libras, Percussão e Produção de vídeos em dispositivos móveis, além do Minicurso Felicidade e do Workshop Criação de cursos rápidos em Educação a Distância.

Ainda pela manhã, a programação contou com a mesa redonda “Os Desafios do Ensino de Arte no IFPA”, mediada pelo professor Elissuam dos Nascimento Barros de Souza e com a participação dos professores de arte Marcia Moreira Barroso, do IFPA Campus Parauapebas, e Leandro Machado Ferreira, do Campus Altamira.

Pela parte da tarde aconteceu a mesa redonda “Tecnologias Sociais e Inclusão”, no Auditório Central do Campus Castanhal, com mediação da pedagoga Roseane Fernandes  Costa. A mesa discutiu a importância das políticas públicas de tecnologias sociais e falou sobre a resolução da política de construção e regulamentação dos Núcleos de Tecnologias Assistivas do Instituto Federal do Pará (IFPA). Para isso, a mesa contou com a participação da Técnica de Gestão em Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Márcia Moreira, e da Diretora de Extensão e Relações Interinstitucionais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Suezilde Ribeiro.

Pela parte da tarde aconteceu a mesa redonda “Tecnologias Sociais e Inclusão”, no Auditório Central do Campus Castanhal. A mesa discutiu a importância das políticas públicas de tecnologias sociais e falou sobre a resolução da política de construção e regulamentação dos Núcleos de Tecnologias Assistivas do Instituto Federal do Pará (IFPA). Para isso, a mesa contou com a participação da Técnica de Gestão em Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Márcia Moreira, da psicóloga do IFPA Campus Castanhal, Monica Coeli Souza Soares, e da Diretora de Extensão e Relações Interinstitucionais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Suezilde Ribeiro.

“A importância de um edital de tecnologias sociais e do fomento a esse tipo de tecnologia é que nas cidades em que vivemos, a forma de desenvolvimento é capitalista, tudo é pensado para geração de riqueza e para geração de lucro. Não há interesse em investir em tecnologias sociais porque elas não geram riqueza, então não tem um olhar pra quem produz de forma alternativa como modo de produção de economia solidária que não visa o lucro, visa melhoria de qualidade de vida e a geração de renda vem por conseqüência disso, você melhora sua forma de produzir, se você tem acesso a uma água de qualidade se você melhora suas condições, você melhora sua geração de renda, você se inclui, por isso que eu vejo essa importância de captar recurso, de ter edital”, explica Márcia Moreira.

Suezilde Ribeiro destaca o papel do IFPA no desenvolvimento de tecnologias sociais. “A instituição tem um envolvimento com a comunidade acadêmica, mas também tem com a comunidade externa e a Proex é esse vínculo com a comunidade externa, então promover a acessibilidade, melhorar mobilidade, melhorar qualidade de vida da sociedade é também papel de uma instituição que tem como parceira a sociedade. Eu acredito que o IFPA já produz algumas tecnologias importantes voltadas para a parte de acessibilidade e podemos produzir cada vez mais. A Proex incentiva que o ifpa forme não somente profissionais, mas profissionais cidadãos, é um papel importante e necessário pro nosso estudante, que ele desperte esse olhar do desenvolvimento de tecnologias não somente pro valor econômico mas também pro valor social”, disse a Diretora de Extensão e Relações Interinstitucionais do Instituto.

E assim como começou com arte, a programação do segundo dia também encerrou com manifestações culturais. Alunos e servidores puderam mostrar todos os seus dotes artísticos durante o Show de Talentos. O discente do Campus Tucuruí, Kevilyn Tavares, avalia positivamente a inclusão de eventos artísticos na programação. “A minha experiência aqui tá sendo incrível porque a minha vida praticamente gira em torno da música, então tá sendo uma oportunidade muito abrangedora, pois o show de talentos traz tanto a visibilidade e a experiência curricular quanto uma boa forma de lidar melhor com o público, perder a vergonha, esse tipo de coisa. A música é uma coisa tão antiga que não desaparece, então de certa forma ela salva muitas vidas, ela transforma pessoas, ela traz boas experiências, a música é maravilhosa, só tem coisa boa a trazer pra pessoa”, destaca o estudante.

A programação do “Esse IF é minha rua” segue até o dia 06 de dezembro e ainda inclui o II Seminário do Ensino (SENSI), o II Seminário da Extensão (SEMEX), o II Encontro de Arte e Cultura, o Seminário de Socialização dos Programas de Formação Docente do IFPA, a Oficina de Empreendedorismo, o Encontro dos Diretores de Ensino, o Encontro de Formação dos Professores Formadores do PARFOR e o Fórum dos Gestores de Extensão. Trata-se de uma realização da Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Extensão e Campus Castanhal.