Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA e UFPA se unem para imprimir e doar equipamentos de proteção facial
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA e UFPA se unem para imprimir e doar equipamentos de proteção facial

Hospital Regional, em Tucuruí, é a primeira unidade a receber as máscaras

  • Publicado: Sábado, 28 de Março de 2020, 19h57
  • Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 14h01
imagem sem descrição.

 

Para evitar a contaminação e proliferação do coronavírus e de outros patógenos, o uso de máscara de proteção facial é essencial no dia a dia de trabalho dos profissionais de saúde. Porém, o produto está em falta no mercado brasileiro. Diante do problema, a solução para suprir à demanda local e auxiliar neste momento em que se tem urgência deste tipo de equipamento, o Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Tucuruí, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), firmaram, de forma informal e emergencial, uma parceria para produzir protetores faciais de acetato em impressoras 3D para doar a hospitais e unidades de saúde.

 

 

A proposta partiu da Professora Débora Dias Costa Moreira (UFPA), que encorajou o irmão, o Professor Deriks Karlay Dias Costa, a produzir o primeiro protótipo das máscaras em parceria com o IFPA. Karlay é professor de Informática no IFPA, campus Altamira, mas está em Tucuruí com os familiares em decorrência da necessidade de isolamento adotada por toda Rede Federal de Ensino. Como o Campus está fechado, o trabalho de impressão e montagem das máscaras está sendo desenvolvido em casa.

Os dois foram inspirados por iniciativas de combate ao novo coronavírus realizados em outros países, como a República Tcheca. Apoiados pelo Diretor Geral do Campus Tucuruí, os irmãos estão engajados em desenvolver as máscaras faciais de forma rápida e com baixo custo. Tomaram por base o projeto disponível na internet no site http:www.prusaprinters.org após verem um chamado pelo facebook da empresa. O primeiro equipamento foi impresso na quarta-feira, 25 de março, utilizando filamentos doados pela UFPA (20 quilos).

 

 

Débora comenta que, enquanto servidora pública federal, esta é uma ação de grande a importância, ajuda demostrar o respeito e a gratidão para com toda a população que entrega em suas mãos a tarefa de desenvolver e transmitir ciência e conhecimento. “Para as duas instituições esta ação só demonstra a força e a revolução que a ciência e o conhecimento têm perante os problemas sociais. Essa é a resposta que a sociedade espera de nós quando nos deparamos com situações de extrema urgência. Ações assertivas e coordenadas que vão ao encontro de soluções”.

Contando com duas impressoras 3D, uma emprestada pelo IFPA, Campus Tucuruí e outra cedida pela UFPA, a capacidade de impressão das duas máquinas juntas é de, no máximo, 10 máscaras por dia. O primeiro lote foi entregue na sexta-feira, os pesquisadores levaram as doações para serem testadas por profissionais do Hospital Regional em Tucuruí. O teste é fundamental para verificar se o produto precisa de ajustes ou se está adequado ao uso de forma segura. “Como o hospital regional contava com poucos kits de proteção facial, levamos as máscaras para ajudar a proteger a região dos olhos e a derme, a parte frontal da face que ficam desprotegidas quando o profissional usa apenas a máscara de pano”, ressalta Professor Karlay.

Ele esclarece, ainda, que se trata de um projeto que utiliza polímeros biodegradáveis, não descartáveis. A distribuição dos equipamentos é gratuita e o custo, de R$ 14,00 (quatorze reais), em média, por máscaras ficou por conta dos professores. Garante que é um projeto simples de produção para que outras pessoas consigam replicar a iniciativa em casa ou em suas empresas usando impressora 3 D. Este modelo impresso por eles é de uso exclusivo dos profissionais de saúde. “Não está a venda e foi desenvolvida exclusivamente para uso dos médicos ou enfermeiros, deve ser usada em conjunto com a máscara de pano. Ela evita que fluidos, gotículas respinguem ou atinjam diretamente a face durante o atendimento aos doentes”.

Débora salienta que os projetos estão todos disponíveis na internet, e os materiais, acetato e elástico, são de baixo custo e fácil acesso. Comenta que está sentindo uma satisfação indescritível em poder fazer algo pela sociedade neste momento. “É surreal. Nunca me imaginei fazendo algo tão grandioso. Nem nos melhores projetos que eu trabalhei nunca tinha desenvolvido algo com um impacto social tão grande!! Nem nos projetos de extensão que já desenvolvi eu tinha sentido algo tão impactante. Ver que a tecnologia que eu e colegas do mundo todo estão desenvolvendo em tempo recorde chegassem ao público alvo tão rápido e com tanto impacto social é de uma grandeza infinita. Eu me sinto extremamente privilegiada por poder fazer isso”.

O Diretor Geral do IFPA, campus Tucuruí, Anderson Walber de Jesus Barbosa, explica que a instituição vem sempre firmando parcerias com o Camtuc - Campus da UFPA em Tucuruí - e agradeceu a iniciativa dos professores. “Estamos apoiando da melhor forma possível, uma vez que entendemos ser de grande importância neste momento o envolvimento das instituições de ensino públicas apoiar os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19. Quero parabenizar a iniciativa dos professores Karlay e Débora que elaboraram esse projeto e buscaram apoio para implementá-lo”.

Neste sábado, 27 de março, foram entregues mais 15 máscaras à UTI pediátrica do Hospital Regional. “Ala em que estão concentrados os casos da Covid-19 em Tucuruí. Além disso, este hospital trata dos casos de média e alta complexidade de todos os sete municípios do entorno do lago de Tucuruí”, informa Débora.

Para a chefe da ala pediátrica, Dra. Jéssica M. Gonçalves Dorice, afirmou que as doações feitas pelo IFPA e a UFPA ao Hospital Regional em Tucuruí chegaram em boa hora. “Sabemos das dificuldades que o nosso país está enfrentando e também estamos cientes das limitações do nosso hospital, portanto quando encontramos nesse caminho tão árduo, instituições que estão dispostas e empenhadas em ajudar como podem, só podemos agradecer. Somos gratos por nos ajudarem a continuar trabalhando com segurança. Essa ação gera um efeito benéfico nas nossas vidas, dos nossos pacientes, familiares e de toda a comunidade”.

Além das 25 máscaras que já foram entregues, os dois pesquisadores, por meio da parceria entre o IFPA e a UFPA, esperam entregar às unidades de saúde municipal de Tucuruí, nos postinhos de bairro, até o final da próxima semana, mais 50 máscaras.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página