Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Santarém produz Álcool 70% para unidades de saúde do município

IFPA Campus Santarém produz Álcool 70% para unidades de saúde do município

• Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 19h55
  • Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2020, 20h00

Na luta contra a propagação do novo Coronavírus (Covid-19), o álcool 70% torna-se uma arma fundamental para profissionais da saúde, que estão na linha de frente do combate. No entanto, devido à grande demanda gerada pela pandemia, o produto está em falta no mercado, é nesse cenário que o Instituto Federal do Pará (IFPA) entra como um aliado. O Campus Santarém fechou uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para produção e distribuição de álcool, na concentração adequada, às unidades de saúde do município.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou para o IFPA o álcool na concentração 96%, para que fosse manipulado e passasse a ter concentração de 70%, percentual recomendado pelo Ministério da Saúde para uso na prevenção do Coronavírus. “O processo de manipulação é realizado por meio de um procedimento químico chamado diluição de soluções, em que utilizamos a água desionizada como solvente. Para isso, utilizamos uma tabela farmacológica, com base na qual realizamos cálculos estequiométricos com o objetivo de mensurar as quantidades exatas de cada componente da solução e também a temperatura adequada para o manuseio”, explica o técnico administrativo, Asael Ribeiro, que faz parte da equipe.

O processo de reformulação e envase do álcool envolve uma equipe composta por dois Professores de Ciências da Natureza (Física e Biologia), três Técnicos Administrativos nas áreas de administração, agropecuária e enfermagem, duas alunas e uma egressa. Serão produzidas 400 garrafas, de 500ml de álcool 70%, a serem distribuídas pela Secretaria, nas unidades de saúde.

Asael Ribeiro defende que, com a ação, o Instituto está cumprindo mais uma vez o seu papel com a sociedade. “Todas as instituições politécnicas e Universidades são imprescindíveis neste momento. Por ser uma ação de relevância nacional e mundial, o IFPA não poderia se abster, e mais uma vez cumpre com sua função social, elucidando o modelo inovador de educação, que busca minimizar as desigualdades sociais, e também dispondo de sua estrutura física e de pessoal em benefício da sociedade”.

Para o professor de Biologia, Gibson Santos, além de prestar auxílio, a ação é uma forma de agradecer aos profissionais que estão atuando nesse cenário. “Gratidão é o que define esse momento. Gratidão pela vida, pela família, por todos os profissionais da saúde que se dedicam dia após dia no combate a essa pandemia e por todos os profissionais que não podem parar nas atividades essenciais como segurança e coleta de lixo, etc. Não há como dimensionar a ação, a atitude de poder colaborar com esse momento, mas posso dizer que a satisfação é grandiosa e vale todo esforço”.

O IFPA está desenvolvendo várias ações para contribuir no combate à pandemia do Coronavírus. Os campi de Belém e de Itaituba também estão produzindo álcool 70%, enquanto isso, o IFPA de Tucuruí produz máscaras de proteção facial. Além dessas medidas, o Instituto suspendeu todas as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos campi até o dia 17 de maio, e os servidores estão trabalhando remotamente, a fim de evitar aglomerações, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

A equipe:

Gilbson Soares- Professor

Gledson Costa - Professor

Ana Paula Assunção- Enfermeira

Junio Aguiar- médico

Rogério Rangel- Técnico em Agropecuária

Asael Pinto- Assistente em Administração

Aline Ferreira- discente de Informática

Alice Thayná- discente de Engenharia Civil

Aline Priscila Mota- egressa do curso de informática

Sávia Almeida- egressa do curso de informática