Página inicial > Últimas Notícias > Ciência a favor da comunidade: IFPA realiza medidas de prevenção ao Coronavírus em todo o estado

• Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 19h46
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 20h24

Devido à pandemia do novo Coronavírus e às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Instituto Federal do Pará (IFPA) suspendeu, até o dia 17 de maio, todas as atividades acadêmicas. Isso não significa, no entanto, que o IFPA parou de prestar serviços à comunidade. Além das medidas de prevenção implantadas pelo Instituto, como por exemplo, o trabalho remoto dos servidores para evitar aglomerações, muito tem sido feito para ajudar a sociedade na luta contra a Covid-19.

“Com a pandemia do novo Coronavírus a educação, como todos os outros segmentos da sociedade, tem se mobilizado no sentido de dar respostas à sociedade, na busca de ações que visam minimizar os impactos dessa pandemia. Há uma grande mobilização de professores e técnicos para prover à sociedade uma série de ferramentas, de ações, que possam facilitar a vida das comunidades, em especial, vemos as pesquisas, as orientações de enfrentamento dessa pandemia, tanto para a prevenção, quanto para o combate do Coronavírus”, explica o Reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha.

As ações têm sido realizadas por servidores e alunos do Instituto, usando, para isso, laboratórios e conhecimentos produzidos nos campi. O IFPA também conta com parcerias no desempenho das atividades propostas, como é o caso do Campus Belém, que firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), para conversão de álcool etílico PA para álcool líquido 70%, produzindo 72 galões de cinco litros, distribuídos pela rede de saúde do município. É também no Campus Belém que estão sendo produzidas viseiras protetoras faciais, o equipamento está sendo feito por impressoras 3D, com o objetivo de ser distribuído em hospitais.

Essa ação do Campus Belém também se estendeu ao município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. A Secretaria de Saúde de Marituba recebeu 72 litros de álcool 70 e 65 viseiras de proteção. A iniciativa é mais um resultado do Plano de Ação desenvolvido pelo Grupo Especial de Prevenção ao Coronavírus, criado no Campus Belém para enfrentar a pandemia.

Em Tucuruí também tem sido feito trabalho semelhante, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O Campus está produzindo protetores faciais de acetato em impressoras 3D para doar a hospitais e unidades de saúde da região. São duas impressoras 3D, uma emprestada pelo IFPA, Campus Tucuruí, e outra cedida pela UFPA. A capacidade de impressão das duas máquinas juntas é de 10 máscaras por dia. O projeto utiliza polímeros biodegradáveis, não descartáveis, e já distribuiu mais de 300 protetores faciais para dez municípios do entorno.

O Campus Itaituba está trabalhando na produção de álcool 70%, a ação é fruto de uma parceria com a Prefeitura, para atender à demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba (Semsa). Para isso, o Campus conta com um laboratório de Química, vidrarias de manipulação de reagentes e de soluções químicas, estufas e equipamentos de proteção individual e coletivo, além de um corpo técnico profissional qualificado. O álcool 70% também está sendo produzido pelo IFPA Santarém, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou para o Campus o álcool na concentração 96%, para que fosse manipulado e passasse a ter concentração de 70%. Quem também entrou para essa equipe foi o Campus Abaetetuba, que já entregou 30 litros de álcool glicerinado para unidades de saúde do município.

As ações realizadas pelos campi ainda vão além da produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O Campus Avançado Vigia, em parceria com o IFPA de Castanhal, desenvolveu um aplicativo para mapear casos de Covid-19 no Pará (http://alertapara.net.br/). O aplicativo mapeia e apresenta, de forma interativa, os locais com casos confirmados no estado, além de usar Inteligência Artificial para prever novos casos.

Como é possível perceber, as ações não estão concentradas na capital do estado, dessa forma, o IFPA cumpre seu princípio de capilaridade nas ações. “Uma das principais características do IFPA é essa relação estreita com os territórios em que os campi estão instalados, não só nos municípios sede, mas em toda a área de abrangência desses campi. Nós temos 18 campi e a nossa intenção é que a gente possa utilizar essa rede do IFPA para atender à comunidade, afinal de contas essa é uma das nossas características de interiorização, e também a relação estreita com nosso território e com as pessoas que constituem esse território, portanto o Instituto cumpre um papel determinante e fundamental de apoio à sociedade no combate a essa pandemia”, afirma o Reitor.

Além das ações preventivas e da produção de ferramentas para combater a pandemia, o IFPA também se preocupa com a saúde mental da sua comunidade interna. Dessa forma, o Instituto está ofertando a servidores, terceirizados e discentes, uma série de materiais informativos sobre Saúde Mental e bem-estar, além de “Acolhimento Psicológico Virtual”, um espaço gratuito de escuta psicológica que está acontecendo em regime de escala, durante o período de suspensão de atividades acadêmicas. Essas são apenas as primeiras medidas tomadas por um Instituto que preza pela qualidade de vida da sociedade.