Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Coronavírus: a pandemia como uma oportunidade de encontro comigo mesmo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Coronavírus: a pandemia como uma oportunidade de encontro comigo mesmo

  • Publicado: Segunda, 04 de Maio de 2020, 19h49
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2020, 19h49

 

Março de 2020, o mundo é surpreendido por uma pandemia causada pelo Coronavírus, a mutação de um vírus que há 20 anos teve sua primeira versão – o SARS-CoV-1. Hoje é um parente dele, o SARS-CoV-2, que está causando a Covid -19. Mas o que é um vírus? De acordo com Sponchiato, D. (2020) e pesquisas na Wikipedia, vírus são partículas que estão longe de ser um organismo, que dependem de uma célula viva para se replicar e desenvolver, e que estão em evolução contínua. Segundo Kaplan e colaboradores (2020), [...] É pouco mais do que um pacote de material genético envolvido por uma casca de proteína, com um milésimo da largura de uma pestana, e leva uma existência semelhante à de um morto-vivo.[...] que ao entrar em contato com seres humanos, através de suas vias aéreas , transforma-se em um ladrão de energia humana e se prolifera aceleradamente. Em algumas pessoas seus efeitos são fatais, em outras pessoas ficam adormecidos até o momento de serem transmitidos a um hospedeiro com condições orgânicas adequadas para manifestarem-se agressivamente.

Este vírus que surge para nós de uma forma inusitada veio afetar a economia mundial, o modo de ser e agir de toda a população do planeta. Após sua passagem pelo mundo, nada será como antes, a vida de todos, de alguma forma, está sendo afetada. Como cada indivíduo está vivendo este momento caracterizados em nossos países, estados e cidades como “calamidade publica”? Pelo bem da família, da comunidade, da nação, estamos sendo obrigados a permanecer em casa, criar hábitos de higiene severos para conter a disseminação do vírus, e conviver em família como há muito tempo não convivíamos. Como estamos ou iremos enfrentar o tédio, o medo, o bombardeio de informações que chegam até nós?

É preciso agora atenção à nossa saúde mental, observar nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Na maioria das vezes, não nos damos conta de que uma noite mal dormida, a falta de apetite, dores musculares são efeitos de estados psicológicos causados por medos, conflitos, tensões se refletindo em nosso corpo. Você já parou para focar a atenção em si? O mundo parou e nos dá esta oportunidade. Estamos sendo convidados a fazer um balanço de nossas vidas.

Aqui vão algumas perguntas para o exercício de autoconhecimento nos dias de isolamento:

  • O que comumente ando pensando sobre os dias atuais?
  • Quais os sentimentos ou emoções aparecem junto a esses pensamentos?
  • O que tenho pensado sobre o meu futuro?
  • Quais mudanças preciso fazer?

 

Estas perguntas suscitam um olhar aprofundado sobre si mesmo, que com o auxilio de um profissional da psicologia você pode explorar. Mas só o fato de você se colocar diante de si, anotar e criar uma trajetória para sua vida a partir das respostas a estas perguntas, já podemos considerar um bom início.

Diante deste quadro, o serviço de psicologia do IFPA está se colocando à disposição da comunidade acadêmica para a escuta e orientação psicológica.

Estaremos divulgando uma série de textos informativos sobre saúde mental e bem-estar neste período de pandemia.

 

Sobre a autora: Mônica Coeli Souza Soares é Psicóloga, Mestra em Educação pela UFRRJ e servidora Técnica em Educação Administrativa (TAE) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará -Campus Castanhal. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Revisão: Mário Vitor B. de Lima

 

 

 

 

 

 

Consultas:

KAPLAN, S.,  WAN, W. e ACHENBACH ,J. O Coronavírus não está vivo. É por isso que é tão difícil de matar.. In Publico. 24 de Março de 2020, 19:37. Disponível em https://www.publico.pt/2020/03/24/ciencia/noticia/coronavirus-nao-vivo-tao-dificil-matar-1909146. Acessado em 25/03/2020

 

SPONCHIATO, D. Entenda como o vírus conseguiu migrar de morcegos para seres humanos e se transformou no maior problema da humanidade. In  Saude, Abril 20 de março de 2020. Disponivel em https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-pandemia-zoonose/. Acessado em 25/03/2020

 

Wikipédia, a enciclopédia livre.Vírus. Disponivel em https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus. Acessado em 25/03/2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página