Página inicial > Últimas Notícias > IFPA firma acordo de Cooperação Técnica com a Marinha do Brasil

IFPA firma acordo de Cooperação Técnica com a Marinha do Brasil

• Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 21h41
  • Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 21h43

IFPA firma acordo de Cooperação Técnica com a Marinha do Brasil

Acordo permite Campus do IFPA ministrar, com apoio do Órgão Central do Sistema do Ensino Profissional Marítimo (SEPM), o curso de Aquaviários do 3º grupo – Pescadores

Na tarde desta sexta-feira, 4 de dezembro de 2020, por volta de 15h, foi assinado um novo acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)/ campus Bragança e a Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Marinha do Brasil (MB). O documento certifica o IFPA para ministrar cursos de aquaviários do terceiro grupo, que engloba pescadores profissionais, nos próximos cinco anos.

O ato de assinatura ocorreu na Reitoria do IFPA, em Belém, e contou com a presença do vice-almirante Alexandre Cursino de Oliveira (diretor da Diretoria de Portos e Costa da Marinha do Brasil); o diretor da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão de Mar e Guerra Manoel Oliveira Pinho; a tenente pedagoga encarregada de ensino na Marinha do Pará, Hilda Carolina Gomes dos Santos; o reitor do IFPA, Claudio Alex Jorge da Rocha; e o pró-reitor da Pró-reitoria de Extensão, Fabrício Medeiros Alho.

O Vice-almirante avalia como fundamental esta parceria da Marinha com o IFPA para melhor preparar os profissionais de pesca e fortalecer toda a dinâmica da indústria de pesca na região. Os pescadores recebem uma a formação básica e qualificação profissional à medida que conhecem e entendem as regras dos mares e dos rios para que desenvolvam suas atividades de forma segura. “Tenho muito orgulho e satisfação em poder celebrar este acordo com o Instituto Federal do Pará. Sempre que temos oportunidade de fazer acordo de cooperação técnica como este, principalmente em localidades em que a Marinha não pode estar presente, como é o caso de Bragança, será sempre uma oportunidade para contribuirmos com esta comunidade pesqueira, com a melhoria de sua capacitação. Nas localidades em que a gente tem a presença de uma capitania, aproveitamos esta sinergia, para aumentar ainda mais nossa atuação”.

O reitor Claudio Alex expressou que estar muito feliz com este novo acordo entre as instituições e por poder ampliar o número de aquaviários que serão formados pelo Campus Bragança. O primeiro acordo, de 2015, atendeu 450 alunos e neste, de 2020, está prevista a formação de pelo menos mais 630. Além da assinatura do documento, dialogou com os representantes da Marinha sobre a possibilidade de novos acordos para ofertar novos cursos e em mais campi do Instituto. “A Marinha faz esta acreditação ao IFPA e qualificará nossos docentes para ofertar este curso. Vamos iniciar mais um ciclo de formação com notável participação do Campus Bragança e professores do Campus Belém. Mas quero ressaltar que todos os campi podem participar”.

O pró-reitor de extensão Fabrício Medeiros aproveitou a oportunidade para apresentar projetos desenvolvidos pelos campi de reaproveitamento de rejeitos de pesca. Entregou aos visitantes exemplares da Revista Tecendo Caminhos. Se dispôs a marcar novas reuniões para estreitar os laços de parceria com a equipe de ensino da Marinha e do IFPA para oferta de cursos profissionais e de curta duração aos estudantes de curso técnico.

Dentro do IFPA, todo acordo de cooperação técnica é estabelecido por meio de diálogo entre os campi e Pró-reitoria de Extensão, diretamente com a Coordenação de Relações Interinstitucionais sob responsabilidade da professora Regina Coeli Morais Krelling. “Há todo um apoio dos campi, com o know-how para firmar a parceria, mas a mediação é feita pela Reitoria, através da Pró-reitoria de Extensão”, ressalta o reitor Claudio Alex.