Página inicial > Últimas Notícias > IFPA formaliza participação no Programa Forma Pará

IFPA formaliza participação no Programa Forma Pará

• Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 17h50
  • Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 17h50

O Instituto Federal do Pará (IFPA) formalizou, na manhã de ontem (09), o convênio de cooperação técnica e financeira com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) para a realização do Programa Forma Pará, que viabiliza iniciativas voltadas à formação e qualificação de profissionais no estado. Para firmar a assinatura oficial do convênio, estiveram presentes o Secretário da Sectet, Carlos Edilson Maneschy e o Diretor adjunto da Fadesp, Alcebíades Macêdo.

“Esta é a segunda versão do programa, nós fizemos uma primeira em 2019, agora estamos fazendo a versão de 2020, que está atrasada por conta da pandemia, mas o fato é que completado esse segundo processo de seleção nós vamos ter mais 2000 estudantes registrados no curso superior e a projeção que nós fizemos no início é pra que a gente consiga passar de 4000 ao fim de quatro anos”, explica Carlos Edilson Maneschy.
O Programa Forma Pará é uma iniciativa do Governo do Pará e visa ofertar cursos em instituições públicas no estado, a fim de reduzir o déficit de acesso ao ensino superior. Para isso, são estabelecidas parcerias com Instituições de Ensino Superior Públicas, Prefeituras e Associações Municipais, para expandir a oferta de vagas em municípios paraenses que não possuem campus universitário ou que não ofertem algum curso para o qual haja demanda.

“Enquanto representante da Fadesp, a gente pode externar para vocês que a gente fica muito feliz de poder estar participando, contribuindo com essa iniciativa do Governo do estado que vem antecipar um processo, porque essa permeabilidade dos cursos de graduação iria acontecer em algum momento, mas, na minha ótica, o Forma Pará vem antecipar essa permeabilidade, esse atingir novas fronteiras dentro do estado, referente aos cursos de graduação. Isso é uma semente, é uma ação que eu considero muito profícua para o estado”, destaca Alcebíades Macêdo.

O IFPA já está com processo seletivo especial em andamento, para o preenchimento de 240 vagas oferecidas pelo Programa. São 50 vagas para o curso de Licenciatura em História em Marituba, 50 vagas para Licenciatura em Física em Muaná, 40 vagas para Bacharelado em Agronomia na cidade de Cachoeira do Piriá, 50 vagas para o curso Tecnológico em Rede de Computadores em Dom Eliseu e 50 vagas para Licenciatura em Ciências Biológicas em Novo Repartimento. As inscrições encerraram em novembro e a prova teve que ser adiada por tempo indeterminado devido à pandemia.