Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA campi Paragominas e Castanhal fazem campanha de arrecadação de computadores e peças
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA campi Paragominas e Castanhal fazem campanha de arrecadação de computadores e peças

  • Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 22h59
  • Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 22h59
imagem sem descrição.

 

 

Se você tem mouse, teclado, monitor, gabinetes, processadores ou HDs sem serventia em sua casa ou empresa, o Instituto Federal do Pará (IFPA) tem uma boa notícia para lhe contar. Você pode doar tudo isso aos campi Paragominas e Castanhal. Estas unidades, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Centro de Ensino Superior do Pará (Cesupa) estão fazendo uma campanha de coleta de material eletrônico.

Desde 2018, com a primeira turma do Curso de Rede de Computadores, o IFPA campus Paragominas abraçou a companha de coleta de material eletrônico. As doações são destinadas ao laboratório como recurso didático da disciplina de Manutenção de Computadores. Lá, os alunos fazem triagem, limpeza, recuperação e montagem de máquinas. O que não tem reparo serve para as oficinas de artesanato e o que sobra de todo esse processo é destinado à reciclagem. Ao longo destes três anos, a turma já conseguiu realizar 15 doações. Estas as ações de inclusão social ocorreram devido ao apoio recebido pelo projeto por parte da Direção do Campus, colaboração da equipe de Tecnologia de Informação (TI) e das doações de eletrônicos feitas por empresas como o Provedor Line Telecom, Hotel Regente, Armazém Aliança, Uninter Paragominas e doações de pessoas físicas.

Em março deste ano, após parceria entre o professor do IFPA campus Paragominas, Tarcísio Lemos Monteiro Carvalhos, com os professores Renato Hidaka Torres da UFPA, Orlando S. Ohashi Junior e Deciola Fernandes de Sousa - UFRA, Andréa G. Ribeiro Ohashi - IFPA/Castanhal e Alessandra Natasha – Cesupa, e os discentes Rafael Henrique Pessoa Da Silva – UFPA e Felipe Sousa de Moraes – UFRA, o projeto de extensão foi aprovado tanto na UFPA quanto na UFRA tornando-se interinstitucional, com o nome de “Computador amigo: transformando o lixo eletrônico em computadores para a comunidade de baixa renda”.

Na avaliação do professor Tarcísio Lemos, a união de esforços entre os professores do IFPA, UFPA, UFRA e Cesupa ampliará a capacidade do projeto quanto aos recursos para o ensino e formação dos alunos, atendimento à comunidade com dificuldades de acesso a computadores e descarte adequado de materiais eletrônicos. “Dados revelam que 50% de nossos alunos não têm computadores em casa e este projeto seria uma forma de ajudá-los. No início do ano passado, o campus recebeu várias doações, mas por conta da pandemia o projeto foi temporariamente suspenso. Em novembro, as atividades no laboratório foram retomadas por seis alunos, dois por dia, que atuaram consertando os equipamentos. Eles seguiram os protocolos de segurança, cumprindo o distanciamento social, utilizando máscaras e álcool em gel. Os bolsistas conseguiram recuperar e entregar cinco computadores agora em 2021. Em março, as atividades foram outra vez suspensas devido às dificuldades de locomoção dos alunos até o campus e obedecendo às determinações de segurança definidas pela Reitoria”.

No laboratório de computação do IFPA, participam do projeto Computador Amigo em Paragominas os estudantes: Bruna Duarte de Assis, Joaquim Nunes Santos, Sara Lewis Almeida de Carvalho, Tiago dos Santos Rodrigues, Josivan Almeida Ribeiro, Carlos Jefferson Abreu Delgado. Na UFRA participa o estudante Felipe Sousa de Moraes e na UFPA o estudante Gabriel Sousa da Silva. Na avaliação de Bruna, 19 anos, estudante do último ano do curso Técnico em Informática, este estágio é fundamental para o aprendizado e só é possível por conta das doações de eletrônicos. “Seria muito difícil aprender sem este material, já que a gente precisa da prática para entender melhor sobre manutenção de computadores”, garante.

A professora Interprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no campus Paragominas, Keila Maria Gonçalves da Cruz, 33 anos, foi uma das pessoas contempladas pelo do Projeto. “O uso desse computador será eficaz no auxílio aos alunos surdos, para o desenvolvimento de atividade extra como, por exemplo, a produção de projetos. Fui contemplada no dia de hoje, recebi o computador das mãos do professor Tarcísio, em meio a pandemia, mas utilizando as medidas de proteção. A doação me ajudará a ter mais êxito nos trabalhos”.

O estudante do curso Técnico em Administração no IFPA campus Paragominas, José Atevaldo, foi também contemplado neste ano de 2021 com uma máquina montada pelo Projeto. “Fui aprovado no IFPA em 2020. Este computador foi muito importante porque estamos em período de pandemia do Coronavírus e não há possibilidade de estudarmos presencialmente. Passei a ter oportunidade de não só participar das aulas remotamente, como também de realizar as atividades propostas pelos docentes do campus. A doação me ajudou muito, veio no momento em eu estava precisando muito de um PC e não estava podendo comprar. Facilitou para eu assistir as aulas e também fazer todas as atividades”.

Outra pessoa que ganhou um computador montado pelo projeto foi Moisés Furtado Pereira, 27 anos, artífice que trabalha no Campus Paragominas. “Com esse equipamento vou poder aprimorar mais meus conhecimentos na área em que eu trabalho e, também, servirá para ajudar meu filho nos estudos em casa”.

 

Descarte correto de material eletrônico

Sobre as doações, o professor Tarcísio explica que as pessoas ou empresas interessadas em descartar corretamente o material eletrônico, seguindo a legislação sobre descarte de resíduos sólidos, basta assinar um termo de doação, no qual descreve o que está sendo entregue ao Campus. O projeto aceita os seguintes itens: gabinetes, monitores, teclados, mouses, webcam, HD, memória e notebooks. Como o foco é apenas o que pode ser utilizado nas disciplinas de montagem de computadores, orienta que não recebem TV, celulares e nem impressoras. Todo o material recebido pelo Projeto Computador Amigo passa por uma triagem no laboratório para identificar o que funciona e pode ser reutilizado, recuperado ou utilizado em artesanato. Os demais materiais, como o alumínio, cobre, latão e plástico são destinados para reciclagem.

As doações de computadores realizadas pelo IFPA campus Paragominas, em sua maioria, são feitas aos próprios estudantes do Campus que participam do projeto ou fazem parte da turma de Rede de Computadores. Mas, também atende a solicitações de professores e comunidade externas como, por exemplo, feitas por pais de alunos.

Pontos de coleta das doações de materiais eletrônicos do Projeto Computador Amigo

Os interessados em fazer doações devem agendar a entrega por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. E o material deve ser levado no horário combinado a um dos dois endereços:

Belém – UFRA: Laboratório de Computação Aplicada, sala 2, ICIBE, Prédio Central, na Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501, Bairro Terra Firme.

Castanhal – IFPA: Prédio do Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI. BR 316, Km 61 - Saudade II - Cristo Redentor, Castanhal - PA, 68740-970

Paragominas – IFPA: Av. Cedros, Juparanã,

 

Consumo de eletrônicos

O consumo de equipamentos eletrônicos para acesso à internet no Brasil vem se intensificando a cada ano, de acordo com dados da pesquisa anual realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento a Sociedade da Informação (Cetic). Ao longo do uso, quando surgem problemas que não podem ser consertados pelo usuário, parte destes dispositivos são descartados. Devido a este descarte, o país é um dos cinco que mais produzem lixo eletrônico no mundo.

O descarte inadequado dos refugos eletrônicos (e-lixo), como baterias, placas eletrônicas, celulares e monitores podem liberar substâncias com mercúrio, berílio, alumínio, cobre e chumbo que podem contaminar o solo. E pelo mesmo motivo não devem ser queimados. Nessa perspectiva, entendendo que o lixo eletrônico tem muitas utilidades e deve ser considerado não como um problema, mas como fonte de matéria-prima, o projeto Computador Amigo do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Paragominas não só busca ferramentas para contribuir com a formação de seus alunos, como também encontrou um meio de evitar a contaminação do meio ambiente ao dar novos e corretos destinos a estes materiais.

O projeto realizará a coleta de materiais eletrônicos ao longo de todo o ano. Tudo que for entregue ao laboratório será catalogado, separado e receberá destino correto conforme a utilidade. A proposta tem caráter social, educacional e artístico para o descarte do lixo eletrônico.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página