Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Nature: nova técnica aumenta a eficiência hídrica na cultura do mamoeiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nature: nova técnica aumenta a eficiência hídrica na cultura do mamoeiro

  • Publicado: Segunda, 24 de Maio de 2021, 20h37
  • Última atualização em Segunda, 24 de Maio de 2021, 20h56
imagem sem descrição.

 

 

Pesquisa sobre nova técnica que aumenta a eficiência do uso da água na cultura do mamoeiro é tema de artigo publicado na Revista Nature*, nesta quinta-feira, 20 de maio, pelo professor doutor em Engenharia Agrícola do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Conceição do Araguaia, Dionei Santos.

O estudo relata que as projeções sobre as mudanças climáticas preveem a redução da disponibilidade hídrica em algumas regiões, por exemplo, na região semiárida do Brasil, onde já existe uma baixa taxa pluviométrica e estão localizados grandes polos de produção de frutas. Assim, a busca por estratégias de manejo da irrigação que visam reduzir o consumo de água das culturas, sem perder a quantidade a e qualidade dos produtos colhidos, devem ser desenvolvidas, compreendidas e introduzidas nas áreas irrigadas da região semiárida.

Diante desse cenário, o professor Dionei Lima Santos, e uma parceria e/ou colaboração técnica com pesquisadores de outras instituições de ensino (UFV, IF Baiano e UENF) e de pesquisa (Embrapa Mandioca e Fruticultura e Epamig) publicaram um artigo intitulado - Impact of soil water regimes and partial root-zone drying in field-grown papaya in semi-arid conditions, na revista Scientific Reports – Springer Nature, uma das mais renomadas revistas no mundo.

O principal objetivo dessa pesquisa foi estudar os impactos da estratégia de secamento parcial da zona radicular (Partial Root-zone Drying - PRD) no desempenho agronômico da cultura, qualidade do fruto, produtividade, produtividade da água da cultura e na dinâmica da água do solo no cultivo do mamoeiro sob as condições edafoclimáticas do Brasil. Além disso, também foi estudada a dinâmica espacial do vigor vegetativo do mamoeiro usando o índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) usando diferentes imagens de satélites.

Os experimentos foram conduzidos no Distrito de Irrigação de Formoso (município de Bom Jesus da Lapa) estado da Bahia (BA) e no Distrito de Irrigação de Jaíba (município de Jaíba) no estado de Minas Gerais (MG). Ambos os Distritos de Irrigação são duas importantes regiões de produção de mamão no Brasil. Foi um estudo que durou cerca de 4 anos, entre os experimentos e o tratamento dos dados.

Nesse estudo foi possível verificar que é possível economizar cerca de 35% da lâmina diária de irrigação sem comprometer a produtividade e qualidade dos frutos do mamoeiro. Além disso, a frequência de alternância do lado irrigado de 7 a 14 dias associada a uma redução de 35% da lâmina de irrigação é uma estratégia viável para maximizar a eficiência do uso de água pelo mamoeiro.

Diante das incertezas das mudanças climáticas e dos desafios para manter a produtividade do mamoeiro sob limitação hídrica no solo, altas temperaturas e demandas de evapotranspiração, os resultados apresentados neste estudo agregam conhecimentos técnicos e científicos para uma melhor compreensão das relações solo-água-planta-atmosfera nessas condições e a implementação da técnica de secagem parcial das raízes em áreas irrigadas com mamoeiro no semiárido.

Os autores também verificaram que o índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) é uma importante ferramenta para comparar o vigor vegetativo do mamoeiro em diferentes períodos, uma vez que foi possível perceber a sensibilidade do NDVI para identificar o estresse hídrico do mamoeiro nas condições de maior déficit de pressão de vapor do ar (DPV).

“Como docente e pesquisador, ter um artigo desenvolvido em nível de campo e publicá-lo na Scientific Reports – Springer Nature é muito gratificante, além de ser uma realização profissional, pois não é todo dia que um trabalho de campo é aceito para ser publicado em uma das mais renomadas revistas no mundo. Fora isso, ressalto que os resultados encontrados nesta pesquisa serviram de base para estudos futuros, além de auxiliar cientistas e profissionais no manejo da horticultura irrigada sustentável e na melhoria da eficiência no uso da água o que torna esta pesquisa de extrema importância para sociedade”, frisou o professor e pesquisador Dionei Santos.

* A Nature é a revista científica mais citada do mundo pela edição de 2010 do Journal Citation Reports, sendo amplamente considerada uma das poucas revistas acadêmicas remanescentes que publica pesquisas originais em uma ampla gama de campos científicos.

O artigo está disponível aqui: www.nature.com/articles/s41598-021-90078-w

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página