Página inicial > Últimas Notícias > Programa Forma Pará é pauta de reunião entre IFPA e Sectet

Programa Forma Pará é pauta de reunião entre IFPA e Sectet

• Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 13h32
  • Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 13h32

O Instituto Federal do Pará (IFPA) reuniu na última quinta-feira (10) com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) para alinhar as ações relacionadas ao Programa Forma Pará. O evento aconteceu no Auditório Claudio Matni, da Reitoria, e seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19. Participaram a Secretária Adjunta e Gestora do Projeto Forma Pará, Edilza Fontes, o Coordenador Institucional do Projeto Forma Pará pelo IFPA, Lair Menezes, o Reitor do Instituto, Claudio Alex da Rocha e os coordenadores dos cursos ofertados pelo Programa.

O Projeto Forma Pará é uma ação do Governo do Estado que visa reduzir o déficit de acesso à formação superior, principalmente, entre os jovens paraenses, unindo esforços do Governo do Estado, Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, prefeituras e organizações sociais para aumento da oferta de cursos em instituições públicas no estado. Através do Programa, o IFPA vai ofertar os cursos Licenciatura em História em Marituba, Licenciatura em Física em Muaná, Bacharelado em Agronomia em Cachoeira do Piriá, Tecnólogo em Rede de Computadores em Dom Eliseu e Licenciatura em Ciências Biológicas em Novo Repartimento.

Segundo Lair Menezes, o processo seletivo das primeiras turmas, para entrada em 2021, será no mês de julho e, em setembro/outubro iniciam as aulas. Novos cursos já estão sendo pactuados para o ano que vem. “A gente acredita que esse programa, pelo sucesso que ele é, vai estar levando formação a cidadãos paraenses que muitas vezes não poderiam ter essa oportunidade de estar sentando na cadeira de uma instituição como o IFPA, fazendo um curso com a qualidade e competência que nós sabemos fazer, então esse programa é de fundamental importância porque amplia o leque da instituição e a gente pode alcançar municípios que talvez com recursos próprios, institucionais, a gente não conseguisse alcançar”, destaca o Coordenador.

Para Edilza Fontes o Instituto ganha muito com essa parceria com o Programa. “Quando o IFPA oferta esses cursos ele ganha porque esses alunos passam a ser alunos da instituição, o orçamentário das instituições federais é baseado no número de alunos então isso acaba aumentando a verba orçamentária que entra e essa é a ideia, é você pegar cursos que a instituição já tem, cursos reconhecidos pelo MEC [Ministério da Educação], de instituições de renome”. A Secretária Adjunta também afirmou que a Sectet está muito satisfeita com a parceria com o IFPA e que vai fazer um novo convênio para cursos técnicos e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Claudio Alex da Rocha também manifestou satisfação com a parceria. “Queria demonstrar e fazer todos os registros dos movimentos que estão sendo feitos pelo governo do estado em relação à educação profissional e à educação superior, como a aprovação da lei que vinculou a educação profissional e superior a Sectet, para nós foi um avanço muito grande”. O Reitor também contou que o Pará e o Amazonas são os estados que possuem o menor percentual de estudantes de ensino médio que tem a formação técnica e que movimentos como esse mostram a importância desse olhar para a educação profissional.

A reunião aconteceu durante a manhã e, à tarde, a equipe do Forma Pará realizou um atendimento individualizado com os coordenadores dos cursos, a fim de revisar planilhas e discutir os trâmites administrativos do Programa. A previsão é que a chamada 2021 do Programa Forma Pará seja lançada no dia 28 de junho, oferecendo 1.880 vagas em 33 municípios ou distritos do estado do Pará. A perspectiva é que, com a chamada de 2022, o Programa chegue a 5 mil vagas em quatro anos.

Texto: Livea Colares | ASCOM IFPA Reitoria