Página inicial > Últimas Notícias > II edição do Manual do Enem é lançada pelo Campus Conceição do Araguaia

II edição do Manual do Enem é lançada pelo Campus Conceição do Araguaia

• Publicado: Quinta, 08 de Julho de 2021, 19h55
  • Última atualização em Quinta, 08 de Julho de 2021, 21h12

A segunda edição do Manual do Enem foi lançada na noite da última terça-feira (06/07) em uma live pelo canal do Manual do Enem no YouTube, com a participação dos coordenadores do projeto.

O Manual foca na progressão da estrutura intelectual, física e humana/psicológica dos alunos, no que se refere à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A equipe que desenvolveu o Manual do Enem 2021 é composta por professores, alunos e profissionais da educação, tais como psicólogas, assistente social, intérpretes de Libras e nutricionista. Essa equipe conta principalmente com o pessoal do IFPA Campus Conceição do Araguaia, mas também com colaboradores que não pertencem ao Campus e de outras instituições.

Esta edição, assim como a primeira, atualiza dados gerais e específicos sobre o certame que se torna fundamental à preparação exitosa e ao diagnóstico geral das exigências para a formação do alunado, com vistas ao ensino superior.

"O projeto como um todo começou a ser desenvolvido no final do ano de 2019. Já em 2020 foi lançada a primeira edição. A versão atual vem sendo elaborada desde outubro de 2020, quando houve a finalização do projeto “Manual do Enem 2020” e a publicação do material. A partir daquele momento partimos para o planejamento do aperfeiçoamento do material até então executado, assim como para a atualização dos dados com relação à prova que foi aplicada em janeiro desse ano", disse uma das coordenadoras do projeto do Manual do Enem Profa. Janaína Picolo.

Ainda segundo Janaína, o principal objetivo do Manual é democratizar o acesso às informações gerais acerca do exame. "Assim, podemos contribuir com um material que é inédito e totalmente gratuito e que dá as diretrizes gerais aos candidatos, assim como informar sobre as principais tendências dentro de cada disciplina e área", complementou.

Para a coordenadora a principal dificuldade foi, sem dúvida, organizar o trabalho de todos os colaboradores. "Essa edição contou com mais de 70 pessoas na equipe, cada uma trabalhando em uma frente distinta, e foram muitas: organização geral, escrita dos capítulos, revisão, construção do site e das redes sociais, tradução em Libras, arte e diagramação. Todas essas ações foram desenvolvidas por profissionais de cada área, propiciando o aprendizado dos estudantes participantes em cada uma das frentes. Aos alunos foi oportunizado participar enquanto autores da publicação, compondo partes essenciais do processo de desenvolvimento do material", destacou Picolo.

"A primeira edição do Manual, lançada em 2020, foi um marco para a organização do projeto que pôde, pela primeira vez, se organizar e visualizar a finalização do projeto com a publicação do manual e o tão esperado alcance dos objetivos. No entanto, já naquele momento, notamos que poderíamos melhorar em vários aspectos. Nesse sentido, a edição atual traz diversas novidades. A primeira delas é uma grande inovação: nosso material este ano será totalmente traduzido e interpretado em Libras! Essa ação é um marco para a comunidade surda brasileira, que é carente de orientações em exames vestibulares como um todo. Além disso, traz informações gerais para diversos públicos compostos por pessoas com deficiência: deficiência auditiva, visual, intelectual, física e transtornos globais do desenvolvimento. Esse público contará com informações preciosas no que diz respeito à preparação para a prova, ao momento da inscrição e aos recursos disponíveis para cada deficiência e, ainda, para a execução da prova. Nesse sentido, o projeto também é pioneiro. Para além de toda a inovação para o público com deficiência, essa edição traz informações para o público composto por pessoas travestis e transexuais e a utilização do nome social, além de informações sobre a solicitação de isenção da taxa de inscrição para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por fim, o manual foi todo repensado e formatado para uma leitura mais leve e descontraída, com conceitos-chave evidenciados além de gráficos que trazem o histórico das frequências de cada um dos conteúdos dentro de cada disciplina nos últimos seis anos", pontuou a coordenadora.

Para Janaína a maior aprendizagem de todas é relacionada ao trabalho coletivo. "É uma das evidências de que a soma de saberes pode ser transformadora e que a própria escola tem poder de transformação social. Precisamos instrumentalizar nossos alunos com saberes de transformação e também de esperança: o trabalho coletivo é árduo, mas só com ele podemos atingir crescimento pessoal e social", frisou.

"Para a comunidade acadêmica este Manual é um marco, pois esse é um trabalho pioneiro no país que foi desenvolvido numa escola pública em um momento na qual a educação é tão desvalorizada. Essa edição foi totalmente desenvolvida durante a pandemia, na forma de atividades remotas e muitos dos alunos participantes passam por dificuldades de acesso, tanto à aparelhos eletrônicos adequados, quanto à internet. Nesse sentido, gostaria de deixar uma mensagem de esperança às comunidades escolares: não é fácil, mas é possível! Aos nossos governantes, deixo um apelo: invistam na educação e nos alunos, eles são transformadores e são o nosso futuro enquanto nação”, finalizou.

Para conferir o site e baixar o Manual do Enem, visite a página www.manualdoenemifpa.com.br e confira tudo!