Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Breves desenvolve Glossário de Termos e Expressões Paraenses e Marajoaras

• Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 15h32
  • Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 15h37

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Breves, publicou o E-book “Glossário de Termos e Expressões Paraenses e Marajoaras”. A obra faz parte do Kit de Produtos Educacionais desenvolvido pelo Projeto de Extensão “Educando pelos rios marajoaras: ações e estratégias para promoção da equidade racial durante a pandemia (Covid 19)”, e pode ser lida em https://bit.ly/GlossarioExpressoesMarajoaras.

O objetivo do Glossário é promover a valorização da linguagem como patrimônio cultural da região e expressão da identidade e evidenciar a herança afroindígena presente no vocabulário paraense, sobretudo dos povos marajoaras. A obra contou com a organização de professores e discentes do IFPA Campus Breves e foi composta a partir de pesquisas bibliográficas em glossários e dicionários paraenses online. Os pesquisadores ainda estenderam a investigação em seus núcleos familiares, de amigos, vizinhos e conhecidos. O resultado foi reunido em um único arquivo com palavras de “A” à “Z”.

Além do Glossário, o Kit de Produtos Educacionais, desenvolvido pelo Projeto de Extensão, contará com mais uma obra, em versão impressa e digital, intitulada “Relações Étnicos-Raciais: conceitos, saberes, práticas e narrativas”, e com o jogo de tabuleiro “Mulheres Negras Amazônidas”, a serem lançados no segundo semestre deste ano. Com o fomento do Proextensão do IFPA (Edital 04/2020), o projeto foi estruturado em três principais etapas: diagnóstico, capacitação e produção de material didático, com a finalidade de promover a equidade racial dos povos afro-indígenas que vivem no Marajó.

O diagnóstico é sobre as principais problemáticas enfrentadas por profissionais da educação e estudantes das escolas envolvidas no projeto para trabalharem a temática racial, educação e racismo, memória e história dos povos afro brasileiros e indígenas, principalmente durante a pandemia (Covid19). Depois, veio a fase de realizar debates e formações com oficinas e minicursos no formato online e desenvolver os produtos didáticos pedagógicos, como o Glossário, para escolas marajoaras trabalharem esse tema.