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IFPA reúne especialistas e debate o que há de mais moderno sobre visão sustentável

  • Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 10h37
  • Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 10h45
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O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), por meio da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e da Comissão Central de Meio Ambiente, promoveu no formato on-line, nos dias 16 e 17 de setembro, com transmissão pelo canal do You Tube, um seminário sobre sustentabilidade com o nome “IF mais Sustentável”.

Com o tema “Perspectivas e Desafios para um IFPA mais Sustentável”, a proposta do evento foi promover a reflexão sobres as possibilidades e desafios para uma instituição mais sustentável. Buscou-se promover, ao longo de dois dias, a troca de experiências sobre a implantação de práticas sustentáveis exitosas e discutir sobre temas ambientais “Nosso objetivo foi sensibilizar alunos, técnicos administrativos e docentes, envolvendo os 18 campi e reitoria, para debater sobre a importância de adotar práticas sustentáveis de acordo com a missão institucional que é promover o desenvolvimento sustentável da região”, ressaltou a presidente da Comissão Central de Meio Ambiente do IFPA, a professora e engenheira ambiental, Flávia Lisboa.

Dentro do IFPA há dois instrumentos que orientam as práticas sustentáveis: a Política Ambiental Institucional aprovada pela Resolução 173/2017 e o Plano de Logística Sustentável aprovado pela Portaria 2446/2018. Para tanto, foi instituída a Comissão Central de Meio Ambiente responsável por acompanhar, avaliar e monitorar os campi e a reitoria em relação às práticas sustentáveis. Nos campi também foram criadas as comissões locais para atuar na implantação de ações e práticas ambientalmente corretas.

O Instituto vem incentivando a coleta seletiva. Trata-se de uma prática que proporciona uma série de benefícios: redução da extração dos recursos naturais; redução da poluição do solo, água e ar; economia de energia e água; redução dos desperdícios; melhoria na limpeza e higiene local; geração de emprego e renda a partir do material reciclável selecionado. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer também sete experiências exitosas de cunho ambiental e sustentável: implantação da coleta seletiva solidária na UFPA; Campus Marabá apresentou o projeto Trilhas das Castanheiras para a promoção do conhecimento e aproximar a comunidade do instituto; Campus Castanhal compartilhou o trabalho sobre a transformação de resíduos sólidos em húmus, educação ambiental e práticas agroecológicas para promoção da saúde mental no município e outros três projetos de empreendedorismo social: Hand Sikestável – pia sustentável elaborada de forma emergencial para higienização das mãos em ambientes públicos –, Seed Paper  e sabonete de resíduo de açaí desenvolvidos pelo Enactus do campus.

O Engenheiro Sanitarista Dr. Gabriel Hiromide Yoshine apresentou todo o processo de implantação da coleta seletiva na UFPA, onde todo o material selecionado é destinado às cooperativas e associações de catadores conforme determina o Decreto Nº 5.940/2006 quanto ao papel dos órgãos e entidades da administração pública federal quanto à separação e destinação dos resíduos recicláveis. Por conta desta finalidade social dos resíduos, o projeto é denominado “Coleta Seletiva Solidária”.  O Decreto 7.746/2012 regulamenta os critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável no âmbito da administração pública. A Instrução Normativa MPOG Nº 10/2012 define as regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável. De modo geral, a experiência sustentável da universidade garantiu a destinação adequada para papel, papelão, metal, plástico e vidro gerando renda e contribuindo, por meio de projetos de extensão, com as famílias dos catadores das cooperativas cadastradas.

Outros temas debatidos durante o “IFPA mais sustentável” foram o Plano de Logística Sustentável, sustentabilidade e a economia circular – cultivar posturas que visam recuperar, restaurar, compartilhar, reutilizar, aumentar a eficiência e o desempenho dos produtos rompendo com a visão de obsolescência programada, reciclar, virtualizar produtos e serviços, substituir material ineficiente por tecnologias mais avançadas e mais eficientes –. A educação ambiental, que consiste em ação, convívio e cuidado com a vida, estratégia para o bem coletivo e o desenvolvimento sustentável, foi debatida pela professora Maria Ludetana Araújo.  As relações entre as condições de sustentabilidade de um território e a evolução da pandemia de Covid-19 foi o tema da palestra proferida pela professora do Campus Marabá Industrial. Andressa Silva.

Flávia Lisboa ressalta que o IFPA Sustentável foi um passo muito importante para a comunidade conhecer melhor as práticas e experiências exitosas sustentáveis e agroecológicas realizadas dentro do IFPA. Avalia que os servidores poderão, a partir de tudo que foi debatido, replicar as ações nos demais campi, implantar e aperfeiçoar seus planos de logística sustentável.

 

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