Página inicial > Últimas Notícias > Startup criada por aluna do IFPA é aprovado na primeira fase do Inova Amazônia

Startup criada por aluna do IFPA é aprovado na primeira fase do Inova Amazônia

• Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 10h24
  • Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 10h24

A startup Mimo Delicado, criada por estudante de Agronomia no Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal, foi aprovada na primeira fase do Programa Inova Amazônia Edição Pará 2021 desenvolvido pelo Sebrae. O resultado foi divulgado neste mês de outubro e garante a empreendedora dois meses de pré-aceleração on-line.

Dolores Reis criou a startup Mimo Delicado em 2020 vendendo sabonetes a base de açaí para melhorar a renda familiar. Ao ingressar no IFPA para cursar Agronomia, em 2019, elaborou o primeiro projeto inovador da sua trajetória acadêmica –  Bebida Aromática Açaifé, feita do caroço do açaí torrado e moído. Em 2021 o projeto foi ampliado, criou novos produtos e elaborou um plano de negócio a partir dos aprendizados do Programa Enactus.

Orientada pela professora Tatiana Pará Monteiro de Freitas, Dolores conta que as ideias foram surgindo a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e mentorias do projeto Enactus IFPA em parceria com a Casa do Açaí do campus Castanhal.

O Programa Inova Amazônia do Sebrae busca fortalecer e potencializar o empreendedorismo a partir da bioeconomia, sustentabilidade e o desenvolvimento territorial. Procura aliar ciência e tecnologia para a geração de negócios com foco no uso sustentável dos recursos naturais, tornando seus produtos sinônimo de riqueza. É realizado em três fases. “Estou muito feliz pela seleção. É uma vitória para mim. Agora vou poder divulgar e compartilhar as ideias inovadoras do projeto. Sinto como um reconhecimento de uma trabalho”, ressalta Dolores.

Os projetos selecionados para a segunda fase do Programa, poderão receber 6 meses de aceleração presencial no estado base da chamada, além de uma bolsa de apoio durante os mesmos 6 meses. Na terceira e última fase, serão oferecidos 2 meses de capacitação para internacionalização. Os custos de deslocamentos e abertura de empresas não serão apoiados pelo Programa.

Para participar do Inova Amazônia é fundamental descrever o produto com clareza para que possa ser corretamente avaliado. Os editais e resultados da seleção de startup são divulgados no site www.sebrae.com.br/inovaamazonia. Para cada fase há formulário específico e cronograma. Podem participar pessoas proprietárias da ideia inovadora que desejam desenvolver atividades empresariais ligadas à bioeconomia, com a utilização sustentável de recursos naturais da biodiversidade da Amazônia. Os escolhidos para a Fase 2 precisam constituir Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Microempreendedor Individual (MEI) no Estado em que foi divulgado o edital.