Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Alunas do IFPA vencem maratona de criatividade e inovação da Amazônia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunas do IFPA vencem maratona de criatividade e inovação da Amazônia

  • Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 12h48
  • Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 12h48
imagem sem descrição.

 

Modelo de negócio proposto por alunas do Instituto Federal do Pará (IFPA) em parceria com estudantes do Instituto Federal do Amapá (IFAP) e Instituto Federal de Rondônia (IFRO) conquistou o primeiro lugar e venceu o Ideathon Desafio da Amazônia 2021. A startup “Agro Culture: cultivar é oportunidade de futuro” foi desenvolvida com o apoio de mentores e especialistas em modelagem de negócios, tem por finalidade gerar lucro, comunicação de experiências, aproximar os agricultores e consumidores. É resultante de três dias de imersão, palestras e capacitação. Como prêmio a startup será direcionada a investidores e poderá receber colaboração para a aceleração de um aplicativo voltado aos agricultores de pequena e média escala de produção.

 

O projeto “Agro Culture: cultivar é oportunidade de futuro” foi idealizado e apresentado pelas estudantes do curso técnico integrado em Agropecuária do Campus Cametá, Gisely Epifânio Pantoja, 16 anos, e Fernanda Santos Morais, 15 anos, juntamente com a aluna do curso técnico integrado em Meio Ambiente do Campus Ananindeua, Pétala Souza, 17 anos, e quatro alunas de outros institutos da Amazônia. Para dar conta da maratona, as jovens relatam que realizaram pesquisas e diversas reuniões à tarde, à noite e de madrugada. Os resultados das pesquisas feitas por meio de formulário revelaram que os agricultores não têm o ensino fundamental completo, não sabem ler, têm dificuldades para manusear aplicativos, em divulgar sua produção e trabalho, alguns não têm acesso à internet e têm dificuldades de ler. “Então, pensamos em um aplicativo capaz de ajudá-los a desenvolver seus projetos sem depender da leitura, através de vídeos, google assistente e imagens. Todas as integrantes deram suas contribuições e várias ideias para chegarmos à versão final. Tudo isso em dois dias. Somos meninas guerreiras e queremos inovar cada vez mais. Agora precisamos de patrocinadores e colaboradores”, explica Fernanda. 

 

O Agro Culture é um aplicativo que visa, por meio da acessibilidade em áudio e libras, aproximar cultivadores e consumidores, fornecer ao agricultor informações sobre o modo de cultivo e ferramentas aos que têm pouco acesso aos meios de divulgação. Desde julho de 2021, o orientador e conselheiro da equipe é o servidor e agente de inovação (AI) do IFPA campus Cametá Giovani Lisboa. O AI explica que Fernanda e Giselly participaram de outras competições que lhes proporcionaram experiência para participar do Ideathon Agrolab. “Os ideathons ou maratonas de inovação possibilitam que os discentes complementem seu aprendizado a partir da prática de pensar e implementar projetos de negócio e tecnologias viáveis e aplicáveis à realidade em que vivem. Essas maratonas incentivam que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos na sala de aula em soluções reais para pessoas reais”, esclarece ele.

 

Nem todos os projetos possuem como fim o lucro, costumam surgir tecnologias sociais que têm como objetivo melhorar a realidade em que os discentes estão inseridos explica Giovane Lisboa. O Agro Culture é um dos projetos em desenvolvimento pelo Grupo de Inovação e Empreendedorismo do IFPA campus Cametá. “O grupo serve para compartilhar eventos, discutir ideias de projetos, orientar e integrar os discentes dos diversos cursos do campus. Atualmente participam 60 alunos e 3 servidores, incluindo eu”, afirma.

 

A estudante do curso técnico integrado em Meio Ambiente do IFPA campus Ananindeua, Pétala Souza explica que os estudantes desenvolveram a startup com o propósito de resolver um problema de Rondônia, mas que é algo que ocorre em outros estados da Amazônia. “Vivo muito a realidade que a startup oferece e a mesma veio para amenizar essas dificuldades. Agora, pretendemos apresentar a empreendedores e conseguir investimentos para pôr em ação o projeto”.

 

Gisely conta que também fazem parte da equipe da “Agro Culture” as estudantes Ana Laura Rabelo Frazão do curso técnico em Comércio Exterior, campus Santana, do Instituto Federal do Amapá (IFAP); Manuelle da Costa Pereira do curso superior em Engenharia Florestal, campus Laranjal do Jari, Instituto Federal do Amapá (IFAP); Ivan Moreira Carneiro do curso técnico em Agricultura, campus Novo Paraíso, do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e Paloma Vitória Valentino da Silva do curso de Agronomia, campus Ariquemes, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

 

Dado o êxito do trabalho das estudantes de Cametá e Ananindeua, o AI Giovani Lisboa convida e orienta os discentes que desejarem fazer parte do Grupo de Inovação e Empreendedorismo a entrar em contato com ele lá no campus.

 

Confira o relatório dos projetos que participaram do Ideathon Desafios da Amazônia: https://cameta.ifpa.edu.br/documentos-do-campus/2017/83-relatorio-ideathon-agrolab/file

 

Ideathon Desafio da Amazônia

 

O Ideathon Desafio da Amazônia é uma maratona on-line idealizada pelo Sebrae-RO e foi realizada dentro do Conecta Sebrae – Agrolab Amazônia (14 a 16 de setembro).  Foi realizado em parceria com os Institutos Federais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Ocorreu no período de 10 a 12 de setembro, contou com webinars sobre ideação, validação e pitch, mentorias. Contou, ao todo, com a participação de 101 alunos. O objetivo foi promover a geração de ideias para problemas específicos (gestão e marketing, arquitetura e design, saúde e bem estar, agronegócio, sustentabilidade ou educação), em uma plataforma voltada para a Amazônia. Busca promover o empreendedorismo, habilidades e competências comportamentais, integrando técnicas e metodologias que congregavam a prática e conhecimento teórico, para gerar competitividade, melhorias nos setores produtivos, a melhoria na qualidade de vida e geração de renda.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página